Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Bannerinvisual Da
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

"Medo" de Fernando Daniel é uma das músicas finalistas do Festival da Canção

Na final, marcada para sábado, competirão doze canções, e o vencedor irá representar Portugal, em maio, no Festival Eurovisão da Canção

As canções “Deslocado”, “Cotovia”, “Medo”, “Apago tudo”, “Rapsódia da Paz” e “I wanna destroy you” foram selecionadas na noite de ontem, em Lisboa, para a final do 58.º Festival da Canção, marcada para o próximo sábado.

Nesta segunda semifinal, tal como na primeira, cinco canções foram escolhidas através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público), e uma sexta selecionada apenas pela votação do público.

Em competição, nos estúdios da RTP, estavam dez canções e as apuradas foram: “Apago tudo” (bombazine), “Rapsódia da Paz” (emmy Curl), “Medo” (do vareiro Fernando Daniel), “Deslocado” (NAPA), “Cotovia” (Diana Vilarinho) e a escolha do público foi “I wanna destroy you” (Henka).

No dia 22 de fevereiro, na primeira semifinal, foram escolhidos também seis temas: “Calafrio” (Jéssica Pina), “Tristeza” (Josh), “A minha casa” (Marco Rodrigues), “Ninguém” (Bluay), “Eu sei que o amor” (Margarida Campelo) - através do sistema de votação habitual – e “Adamastor” (Peculiar), escolhida apenas pela votação do público.

Na final do 58.º Festival da Canção, marcada para sábado, competirão as doze canções, e o vencedor irá representar Portugal em maio, no Festival Eurovisão da Canção.

Nesta segunda semifinal do concurso, nos estúdios de Lisboa da RTP, concorreram ainda “Responso à mulher” (da autoria e interpretada por A Cantadeira), “á-tê-xis” (de EU.CLIDES, interpretada por Tota), “Quantos queres” (Inês Marques Lucas) e “Quem foi” (Luca Argel/Luca Argel com Pri Azeveddo).

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

O tema vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Basileia, na Suíça, país que venceu o concurso no ano passado.

As semifinais da Eurovisão estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para 17 de maio.

A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, em Malmö, na Suécia, com o tema “The Code”, interpretado por Nemo.

A representante portuguesa, iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção “Grito”.

Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção “Amar pelos dois”, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.

Março 2, 2025 . 14:46

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right