
Seleção sub/17 feminina da AFA renovada em Viseu
É com uma seleção «com uma média de idades relativamente baixa», segundo André Sapata, que a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) vai disputar o Torneio Interdistrital Sub/17 feminino de futsal, a partir de hoje e até terça-feira em Viseu. Um momento que o selecionador distrital considera «importante na aquisição de maturidade competitiva e de perceção do nível desportivo que conseguimos alcançar».
Em declarações ao “site” da AFA, André Sapata lembra que «as últimas épocas das seleções distritais femininas têm sido enquadradas num processo de renovação e afirmação de Aveiro. Numa primeira fase, traçámos como objetivo reduzir distâncias relativamente às melhores seleções e, mais recentemente, afirmámo-nos no lote das seleções mais competitivas no panorama nacional», explica.
Para o responsável técnico «esse ciclo fechou na última época, iniciando-se agora uma nova etapa, com muitas atletas a estrearem-se neste torneio» pela seleção aveirense, que integra seis atletas sub/15, três sub/16 e apenas três sub/17. «Será uma etapa de crescimento importante», também pela oportunidade de defrontar as melhores seleções do país como são as das congéneres de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.
«Apresentar uma equipa coesa, organizada e muito consciente daquilo que tem de fazer para mostrar um bom comportamento em campo e dignificar a AFA, e nesta todos aqueles que a valorizam diariamente, desde clubes, dirigentes, treinadores, encarregados de educação e, principalmente, as próprias atletas», é o objetivo principal da seleção de Aveiro no torneio , sempre com o foco em «afirmar o talento aveirense» no panorama nacional.
Para o conseguir, a equipa terá que «lutar dentro das quatro linhas para poder continuar, no futuro, a competir no Grupo A, onde estão as melhores seleções do país na categoria em referência», refere André Sapata, que garante: «não abdicaremos de, independentemente dos resultados, procurar associar ao desempenho desportivo uma forma de ser e de estar de prevalência dos valores que consideramos essenciais à prática desportiva - respeito, ambição, compromisso, fair-play e tolerância», conclui.
A seleção da AFA defronta hoje Lisboa (9h30, no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul), jogando amanhã com Porto (11h45, no Pavilhão Municipal de Vouzela). Seguem-se os jogos com Setúbal na segunda-feira (11h45, no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul) e com Braga, na terça-feira (9h30, no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul).
As convocadas: Lara Cunha, Mariana Godinho, Beatriz Gregório, Maria Bandeira e Leonor Vitória, do Oliveira do Bairro; Mafalda Tavares, Inês Alves e Maria Oliveira, do Novasemente; Mariana Ferreira, do Gião; Juliana Braga, do São João de Ver; Leonor Castro, do CRECUS; e Beatriz Silva, da AJ Fiães.