Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Bannerinvisual Da
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Arranca greve de três dias na função pública com impacto em "diversos setores"

Paralisação tem como intuito o "início imediato" dos processos negociais de valorização das carreiras

A greve nacional de três dias convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), para reivindicar respostas aos problemas dos trabalhadores, arranca hoje e deverá ter impacto em "diversos setores da Administração Pública".

A FNSTFPS, afeta à CGTP, decidiu que cada um dos três dias de greve seria dirigido a cada uma das carreiras gerais da função pública, "atendendo à falta de resposta aos problemas" destes trabalhadores, segundo adiantou em comunicado.

Deste modo, a greve nacional de hoje é dirigida aos técnicos superiores, a de 27 aos assistentes técnicos e a de 28 de fevereiro aos assistentes operacionais.

Segundo a federação, a paralisação "terá impacto em diversos setores da Administração Pública" e tem como intuito o "início imediato" dos processos negociais de valorização das carreiras, a "subida imediata de níveis remuneratórios" e a "aplicação a todas as carreiras da valorização pela antiguidade".

Esta segunda-feira, à saída de uma reunião com o Governo sobre a reestruturação orgânica no Ministério das Finanças, o coordenador da FNSTFPS, Sebastião Santana, salientou que a proposta de valorização para os trabalhadores envolvidos nesta reorganização não era negativa, mas que era "pena que em relação aos outros não haja por enquanto nenhuma palavra a dizer".

Nesse acordo, ao qual a Frente Comum, afeta à CGTP, não se vinculou, o executivo comprometeu-se a "reavaliar, reestruturar e valorizar as carreiras gerais" da Administração Pública, a partir de 2027.

A FNSTFPS anunciou ainda, em comunicado, que vai convocar uma greve nacional para 06 de março para exigir "revisão e valorização imediata de todas as carreiras não revistas" da função pública e indicando que o "Governo persiste em não dar resposta aos problemas" destes trabalhadores.

É por isso que a FNSTFPS "tem agendada para quarta, quinta e sexta-feira, greves desses trabalhadores das carreiras gerais - dos técnicos superiores, dos assistentes técnicos e dos assistentes operacionais - precisamente para alertar para a necessidade de valorização destas carreiras desde já e não apenas uma revisitação em 2027, que é o que o Governo propõe", defendeu.

Em novembro, o Governo assinou com duas das estruturas sindicais da função pública (a Fesap e Frente Sindical) um novo acordo de valorização dos trabalhadores da Administração Pública.

 

Fevereiro 26, 2025 . 10:38

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right