
Navio “Lady Speranza” obrigado a fundear ao largo de Aveiro
João Peixinho
O navio cargueiro “Lady Speranza” encontra-se, desde o final da tarde de ontem, fundeado ao largo da barra de Aveiro, uma paragem imprevista devido a uma avaria nas máquinas que o impossibilitou de continuar a navegar rumo ao Reino Unido, depois de partir do Porto de Aveiro a meio da tarde.
Encontram-se 18 pessoas a bordo e tiveram de passar a noite no navio de 140 metros (sem carga), imobilizado com dois ferros lançados à água. Ao princípio da noite de ontem, a situação era estável a bordo, sucedendo a algumas medidas tomadas no sentido de o tentar mudar de localização e sair de uma zona que o poderia instabilizar, por se encontrar numa «situação delicada», segundo apurou o Diário de Aveiro.
Depois de sair do Porto de Aveiro e passar a barra de Aveiro, o navio perdeu propulsão e não conseguiu avançar. Ainda terá feito uma segunda tentativa para retomar a marcha, mas foi infrutífera.
Nessa altura, foi decidido fundear com dois ferros e parar a embarcação. Depois, as máquinas deram alguma resposta, pelo menos para manter o navio numa posição estável. Quanto às condições do mar, ao final da tarde já eram melhores do que durante as horas anteriores.
Devido à situação criada, chegaram a sair dois rebocadores, mas não foram usados para fazer o “Lady Speranza” navegar por «falta de condições de segurança».
Com o nascer do dia, será possível avaliar a situação e decidir sobre o reboque do navio, regressando à área portuária de Aveiro ou seguindo viagem até ao porto de destino, o Newport BGW, no Reino Unido.