
“Horizontes da Física” promove serões para mentes curiosas
A 10.ª edição do evento “Horizontes da Física” vai apresentar quatro palestras, com quatro temas da área da Física, em quatro noites do mês de março, nos dias 5, 12, 19 e 26, pelas 21.30 horas, na Reitoria da Universidade de Aveiro – Auditório Renato Araújo.
Tendo como público-alvo, tanto a comunidade académica como o público em geral, o principal objetivo é divulgar e promover junto da população uma ciência por vezes ainda tão inacessível às massas e ao mesmo tempo presente no nosso dia a dia, a Física
Oradores reconhecidos
Os temas escolhidos prometem, uma vez mais, ser do interesse de todos e contará com oradores reconhecidos a nível internacional, vindos de diferentes instituições e áreas de investigação.
Num discurso simples, serão abordadas algumas das áreas mais cativantes da física, nomeadamente, as ideias que mudaram o mundo na transição do geocentrismo ao heliocentrismo, as novidades e a evolução no estudo do clima e os desafios que enfrentamos atualmente, o estudo e medições de alta precisão feitas em Portugal à superfície da Terra, recorrendo a observação astronómica, e, por fim, conhecer qual é o futuro do nosso país baseado na investigação e desenvolvimento na área da energia.
Serão oradores: no dia 5, Luís Miguel Carolino, Departamento de História do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa / investigador afiliado ao CIES-IUL; dia 12, Ole John Nielsen, University of Copenhagen, Denmark; dia 19, Mariana Moreira, RAEGE-Az, Santa Maria - Açores e, por fim, no dia 26, Pedro Salomé, INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
Este evento, organizado pela FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro surgiu pela primeira vez no Ano Internacional da Física (2005) e realiza-se a cada dois anos tendo sido interrompido apenas em 2021 devido à pandemia. A entrada é livre e gratuita em todas as conferências e a FISUA irá emitir certificados de participação para quem assistir a pelo menos três das quatro palestras.