
Apoio domiciliário deixa de ser feito de táxi
Quatro unidades de saúde familiares (USF) do concelho de Águeda receberam ontem viaturas elétricas destinadas ao serviço de apoio domiciliário. Os veículos foram atribuídos pela Administração Regional de Saúde do Centro à autarquia, que por sua vez as distribuiu pelas várias unidades de saúde locais.
As quatro Peugeot e-Rifter novas foram confiadas às USF Aqua Saúde, Flor de Águeda, Águeda I e Águeda + Saúde. A USF Souto Rio já dispunha de uma viatura.
As deslocações do pessoal médico e de enfermagem às casas dos utentes eram até agora feitas de táxi, explicou Lara Sutil, coordenadora da USF Águeda + Saúde. Com uma viatura própria, o serviço de apoio domiciliário é agora executado de forma «muito mais prática» e com poupanças financeiras. «A nossa equipa ganha maior mobilidade para prestar cuidados de proximidade», resume a responsável, dando conta que a prestação de atos médicos e de enfermagem ao domicílio, em especial à população mais idosa, representa uma parte importante do trabalho da USF.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: