
Dois milhões de passageiros transportados na região de Aveiro pela Busway
A operadora de transporte público intermunicipal Busway transportou no seu primeiro ano de operação cerca de dois milhões de passageiros, revela a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) no seu boletim de fevereiro.
De acordo com os dados do primeiro ano de atividade, publicados no boletim da CIRA, os autocarros da empresa concessionária percorreram 4,5 milhões de quilómetros, o que corresponde a mais de 600 horas diárias.
A concessão, detida pela empresa de capital israelita Busway, opera em 111 linhas, sendo 74 linhas municipais, 17 intermunicipais e 20 inter-regionais.
Face à operação anterior, que era assegurada por várias empresas até julho de 2023, houve um reforço de mais de 700 mil quilómetros.
Segundo o boletim intermunicipal, “no sentido de melhorar o serviço e de promover o uso do transporte público na região, está a ser preparada uma simplificação tarifária, com a criação de títulos de rede”.
O lançamento de uma aplicação para carregamento de títulos é outra das novidades avançadas.
“Com essa aplicação vai ser possível reduzir a necessidade de deslocações aos postos de venda, que estão distribuídos pelos 11 municípios”, lê-se.
O serviço público de transporte de passageiros na região de Aveiro foi a primeira concessão em Portugal da Busway, empresa do grupo israelita Afifi, de origem numa empresa familiar de Nazaré ligada aos transportes, mas que hoje está também no turismo, no setor imobiliário e no comércio.
A Busway veio ocupar o espaço que era explorado nos municípios da CIRA pelas empresas transportadoras do grupo Transdev, pela Auto Viação da Murtosa, pela Auto Viação do Souto, pela Auto Viação Feirense e pela União de Transportes dos Carvalhos.
A Câmara de Aveiro foi a única da Comunidade Intermunicipal a ficar de fora da concessão, uma vez que a autarquia está vinculada a um contrato de concessão em vigor com a Transdev, através da Aveirobus.