
Águeda recebe Congresso de Bastidores em abril
O 4.º Congresso de Bastidores, dirigido a profissionais e estudantes da área da Cultura, realiza-se nos dias 10 e 11 do próximo mês de abril no Parque da Alta Vila, em Águeda, revelou a associação d’Orfeu, que organiza o evento.
O programa será preenchido por “workshops”, conversas e “showcases” de diferentes áreas. Tiago Cerveira (fotografia), Os Improváveis (teatro de improviso), Nuno Artur Silva (escrita criativa) e Luís Sousa Ferreira (produção e programação cultural) são os nomes responsáveis pelos quatro “workshops” do evento. Com a duração de seis horas cada, as sessões de formação decorrem entre o Salão de Chá e a Casa Amarela do Parque da Alta Vila, sendo que as inscrições podem ser feitas até ao dia 11 de março.
O evento conta também com uma Conversa de Bastidores, de entrada livre, marcada para o último dia, com a presença da cantora Joana Negrão, da jornalista Maria José Santana, do autor e apresentador Nuno Artur Silva e do programador cultural Luís Sousa Ferreira.
A conversa será moderada por Bruno dos Reis e terá como tema «o papel da cultura em tempos de eleições: projetos culturais e diálogos entre poder político, comunidade e entidades artísticas», revela a d’Orfeu.
Este ano, os “showcases” apresentam um novo formato, com um espaço denominado “a toca”, onde serão apresentados dois projetos selecionados da bolsa de grupos do circuito português de música ao vivo. Será um formato de curta duração, com cerca de 30 minutos, que será filmado e gravado ao vivo.
Dia 10 regressam os “Toques do Caramulo”, enquanto no dia seguinte será a vez do trio “A Mansão”, sendo o produto final, posteriormente, disponibilizado “online”.
O Congresso de Bastidores, organizado pela d'Orfeu/Escola de Palco, em coprodução com a Câmara Municipal de Águeda, tem o apoio oficial da Direção-Geral das Artes.