Última Hora

Ílhavo: Mais vale tarde que nunca

Fevereiro 16, 2025 . 12:00
I. O slogan de campanha de João Campolargo está escolhido: “Mais vale tarde que nunca”. Custa a encontrar melhor expressão que o provérbio tradicional para caraterizar a ação das últimas semanas do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que se tem desdobrado em anúncios, inaugurações e eventos.

Exemplo disto encontramos no lançamento da obra de requalificação do Centro de Saúde de Ílhavo. Todos os utentes conhecem a urgência da intervenção e duvido que haja quem dela discorde. Trata-se, no entanto, do anúncio de uma obra há muito planeada pelo processo de descentralização de competências para as autarquias locais e inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência, tão discutido e recheado por fundos europeus.
O início da obra do centro de saúde surge com o arranque das obras da creche da Gafanha do Carmo, com a abertura do arruamento junto à EB José Ferreira Pinto Basto, com a realização de uma Gala do Desporto repleta de premiados e, veja-se, com a entrega de novas fardas para os funcionários do Museu Marítimo de Ílhavo e da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
João Campolargo está, finalmente, a fazer como tanto apregoou. Ficaram, na história (claro), os três anos de estagnação a que voltou este município, que agora se veem substituídos por um corrupio de anúncios típicos da pré-campanha eleitoral. Resta recorrer ao adágio popular e dizer que “mais vale tarde que nunca”.
II. Mais vale tarde que nunca também para Rui Dias. Anunciado na semana passada como o candidato do PSD Ílhavo, defrontará o incumbente João Campolargo na corrida a presidente da câmara municipal. Num anúncio que se circunscre­veu a comunicados nos órgãos de comunica­ção social local e regional e à divulgação tímida nas re­des sociais (longe dos tempos dos grandes e­ventos e das salas cheias típicas do PSD Ílhavo), pas­sámos todos a saber que Rui Dias conseguiu finalmente concretizar a sua ambição há muito tida. Das propostas do candidato, pouco ainda se sabe, para além do seu perfil e currículo. Atendendo à qualidade do mesmo e ao desprendi­men­to com que confessadamente parte para a corrida, torna-se premente conhecer-se as suas ideias e os projetos estruturantes que certamente terá para o município. E já vinha sendo tempo de serem conhecidos, na medida em que Rui Dias lidera, desde fevereiro de 2024, o Gabinete de Opinião da Comissão Política de Ílhavo do PSD.
Mas mais vale tarde que nunca. E pode ser que Rui Dias e o PSD Ílhavo se inspirem, como João Campolargo se inspirou, no período pré-campanha que agora arranca, para finalmente virem a ser conhecidas as suas ações, medidas e estratégias.
Porque Ílhavo está a ficar para trás e precisa de um novo ímpeto, de modernização. Já precisava ontem. Já precisava há quatro anos. Mas se vier em 2025, que venha. Porque mais vale tarde que nunca.

Fevereiro 16, 2025 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right