Ílhavo: Mais vale tarde que nunca
Exemplo disto encontramos no lançamento da obra de requalificação do Centro de Saúde de Ílhavo. Todos os utentes conhecem a urgência da intervenção e duvido que haja quem dela discorde. Trata-se, no entanto, do anúncio de uma obra há muito planeada pelo processo de descentralização de competências para as autarquias locais e inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência, tão discutido e recheado por fundos europeus.
O início da obra do centro de saúde surge com o arranque das obras da creche da Gafanha do Carmo, com a abertura do arruamento junto à EB José Ferreira Pinto Basto, com a realização de uma Gala do Desporto repleta de premiados e, veja-se, com a entrega de novas fardas para os funcionários do Museu Marítimo de Ílhavo e da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
João Campolargo está, finalmente, a fazer como tanto apregoou. Ficaram, na história (claro), os três anos de estagnação a que voltou este município, que agora se veem substituídos por um corrupio de anúncios típicos da pré-campanha eleitoral. Resta recorrer ao adágio popular e dizer que “mais vale tarde que nunca”.
II. Mais vale tarde que nunca também para Rui Dias. Anunciado na semana passada como o candidato do PSD Ílhavo, defrontará o incumbente João Campolargo na corrida a presidente da câmara municipal. Num anúncio que se circunscreveu a comunicados nos órgãos de comunicação social local e regional e à divulgação tímida nas redes sociais (longe dos tempos dos grandes eventos e das salas cheias típicas do PSD Ílhavo), passámos todos a saber que Rui Dias conseguiu finalmente concretizar a sua ambição há muito tida. Das propostas do candidato, pouco ainda se sabe, para além do seu perfil e currículo. Atendendo à qualidade do mesmo e ao desprendimento com que confessadamente parte para a corrida, torna-se premente conhecer-se as suas ideias e os projetos estruturantes que certamente terá para o município. E já vinha sendo tempo de serem conhecidos, na medida em que Rui Dias lidera, desde fevereiro de 2024, o Gabinete de Opinião da Comissão Política de Ílhavo do PSD.
Mas mais vale tarde que nunca. E pode ser que Rui Dias e o PSD Ílhavo se inspirem, como João Campolargo se inspirou, no período pré-campanha que agora arranca, para finalmente virem a ser conhecidas as suas ações, medidas e estratégias.
Porque Ílhavo está a ficar para trás e precisa de um novo ímpeto, de modernização. Já precisava ontem. Já precisava há quatro anos. Mas se vier em 2025, que venha. Porque mais vale tarde que nunca.