
Reino da Folia no município de Ovar inicia amanhã
Ovar prepara-se para um dos momentos mais emblemáticos do Carnaval local: a chegada dos reis. O primeiro desfile carnavalesco do ano está marcado para amanhã, a partir das 15 horas, com um corso marcado pela sátira e crítica social e que termina na Praça da República. Será aí que el-rei D. António, “O Chibado”, e a rainha D. Mafalda, “A Dulcíssima Vilã”, serão coroados soberanos da festa.
A entrega simbólica das chaves do município pelo presidente da câmara marcará o momento em que Ovar se transforma oficialmente no Reino da Folia. «Esta é uma tradição única do nosso Carnaval, proporcionando momentos de grande alegria e boa disposição», destaca Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara de Ovar. Segundo explica a autarquia, a Chegada do Rei é um dos momentos mais autênticos do Carnaval de Ovar. «Durante o desfile, os grupos abordam temas da atualidade com humor e ironia, numa tradição que reforça a identidade do evento».
Este desfile encerrará um fim de semana marcado por outras duas iniciativas carnavalescas. A primeira foi na noite de ontem, com a Caminhada Noturna, um percurso de seis quilómetros pelo centro da cidade, promovendo convívio e bem-estar.
Para esta noite, a partir das 22 horas, a Festa na Aldeia convida os foliões a mergulhar no ambiente das escolas de samba e grupos de Carnaval, «proporcionando uma experiência imersiva nos bastidores da festividade».