
Rádio do Estabelecimento Prisional já está no ar
Há projetos bonitos a acontecer em Aveiro, daqueles que deixam os promotores de corações cheios e os participantes com horizontes mais alargados. É o caso da RPA - Rádio Prisional de Aveiro, que “nasceu” oficialmente ontem, com a sua primeira emissão a acontecer pelas 12 horas, mas, na verdade, o projeto já tem um ano e surgiu no âmbito do mestrado em Comunicação Social – Novos Média de Inês Coelho, aluna na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, e que escolheu o Estabelecimento Prisional de Aveiro (EPA) para desenvolver o seu projeto: a criação de uma rádio de raiz.
A ideia foi tão bem acolhida pela comunidade reclusa e pelos órgãos diretivos do EPA, que depressa perceberam que era boa demais para terminar com o fim do estágio de Inês.
Durante um ano, e a reboque de uma rádio, conseguiu-se criar um espaço capaz de promover a ressocialização, a educação e a expressão criativa no meio prisional, revelando-se como uma preciosa ferramenta «na transformação de vidas e na construção de pontes entre os cidadãos privados de liberdade e a comunidade envolvente», realçou Cláudio Pedrosa, adjunto da direção e também ele um apaixonado pela rádio.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: