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Será o cashback adequado para si?

Nos últimos anos, um novo termo anglófono entrou no léxico e nos hábitos de consumo dos portugueses, trazendo a possibilidade de obter recompensas financeiras pelas suas compras: o cashback.

O cashback em Portugal tornou-se uma excelente ferramenta de poupança para muitos consumidores, mas será que é a solução ideal para si?

O que é o cashback e porque está a crescer

O cashback, ou, numa tradução livre, “devolução do dinheiro”, é um benefício que lhe permite receber de volta uma percentagem do valor gasto em compras. Essa percentagem é pré-definida pela entidade promotora e pode variar consoante o programa em questão.

Regra geral, o cashback varia entre 1% e 3% e o dinheiro é reembolsado no mês seguinte à compra efetuada com o cartão. No entanto, alguns programas podem impor um limite máximo mensal para o cashback acumulado, pelo que é essencial ler atentamente os termos e condições do contrato.

O acesso ao cashback pode ser proporcionado por:

  • Instituições financeiras, através de cartões de crédito;
  • Programas de benefícios, que funcionam com cartões físicos ou aplicações específicas;
  • Lojas e marcas, através de cartões de fidelização ou descontos diretos em produtos e serviços.

Além do montante devolvido, o crescimento desta funcionalidade em Portugal deve-se às inúmeras vantagens associadas. Em alguns programas, além do cashback, é possível acumular shopping points, que podem ser trocados por dinheiro ou descontos adicionais. Alguns planos premium garantem ainda um bónus inicial de 50 euros em cashback e outras vantagens exclusivas.

As principais vantagens do cashback no dia a dia

Já mencionámos algumas vantagens do cashback, mas vamos agora analisar mais detalhadamente os principais benefícios desta funcionalidade:

  • Receber, mensalmente, uma parte do valor gasto em compras;
  • Possibilidade de usar o dinheiro acumulado como quiser;
  • Facilidade na utilização e monitorização do saldo acumulado;
  • Acumulação de shopping points, que podem ser convertidos em dinheiro ou descontos;
  • Acesso a promoções e descontos exclusivos em milhares de produtos e lojas parceiras;
  • Cartão sem anuidade (em alguns programas);
  • Maximização da taxa de poupança mensal;
  • Acumulação de milhas aéreas e acesso a seguros de viagem e saúde, entre outros benefícios.

Quando é que o cashback pode não ser a melhor opção?

Apesar das suas vantagens, o cashback pode não ser a melhor escolha para todos os consumidores.

Se não faz compras com regularidade ou se os seus gastos mensais são reduzidos, o cashback pode não compensar. O valor acumulado poderá ser insignificante e, em casos de cartões de crédito, pode acabar por ser consumido pelo pagamento do plafond mensal ou pelas taxas associadas.

Além disso, há algumas limitações a ter em conta:

  • O cashback pode ter limites máximos mensais, o que reduz a poupança potencial;
  • Algumas ofertas estão limitadas a lojas e produtos específicos, tornando o benefício menos vantajoso;
  • A adesão a um cartão de crédito com cashback pode implicar taxas mais elevadas, como uma TAEG superior à de cartões sem esta funcionalidade.

Se não analisar bem as condições, pode acabar por gastar mais do que poupa, anulando os benefícios do cashback.

Avaliar o seu perfil de consumidor

Tendo em conta os pontos anteriores, antes de aderir a um programa de cashback, é fundamental avaliar o seu perfil de consumidor.

Pergunte-se:

  • Qual é o meu valor médio de despesas mensais?
  • O programa de cashback obriga-me a comprar em lojas específicas ou posso usá-lo livremente?
  • O cartão tem taxas associadas que podem anular os benefícios?
  • Existem condições específicas (como valor mínimo de compras) para aceder ao cashback?

Se as suas respostas indicam que o cashback se adapta ao seu estilo de consumo e hábitos de compra, então esta pode ser uma excelente ferramenta para maximizar a sua poupança. Caso contrário, outras estratégias de poupança podem ser mais adequadas.

Fevereiro 13, 2025 . 12:17

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