Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Agrupamento de escolas de Lisboa alerta para falta de assistentes operacionais

Na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, os alunos estão a ser impedidos de ir para o pátio do recreio “porque não há assistentes operacionais para fazer a supervisão do espaço”

Três associações de pais do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, em Lisboa, alertaram hoje para a “grave falta de assistentes operacionais”, enviando uma carta aberta à Câmara de Lisboa exigindo o “reforço urgente” de meios.

Em declarações à agência Lusa, Hugo Evangelista, representante dos pais, explicou que tudo começou com o facto de o Ministério da Educação passar para as autarquias a competência da gestão dos assistentes operacionais do 1.º, 2.º e 3º ciclos, referindo que a Câmara Municipal de Lisboa “não está a substituir as pessoas que estão a ser reformadas”.

Além disso, Hugo Evangelista denunciou que os rácios de assistentes operacionais no Agrupamento é o “mínimo absoluto”, enumerando que em todas as escolas do agrupamento há falta de assistentes operacionais, o que está a comprometer a segurança das crianças e o funcionamento das escolas.

Segundo o responsável, na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, por exemplo, os alunos estão a ser impedidos de ir para o pátio do recreio “porque não há assistentes operacionais para fazer a supervisão do espaço”.

Um outro caso, na Escola Básica Arquiteto Vítor Palla, a “vigilância feita nos recreios é prioritária à limpeza das salas e dos espaços comuns, estando sempre a ser protelada por falta de assistentes operacionais”, avançou.

Hugo Evangelista lembrou ainda que as pessoas que se reformaram em setembro, até ao momento ainda não foram substituídas, explicando que a CML abriu um concurso em “meados de novembro” para assistentes operacionais, mas que o mesmo ainda não terminou.

Estamos em fevereiro e as pessoas que saíram em setembro ainda não foram substituídas. Isto está a causar uma situação de stress e de sobrecarga para as assistentes operacionais que tem um impacto na maneira como elas se relacionam com as crianças e no estado em que a escola pública é deixada”, alertou.

Por toda a situação, as associações endereçaram uma carta aberta à Câmara de Lisboa, na qual “exigem reforço urgente de assistentes operacionais e um novo processo de contratação para responder às necessidades reais”.

Na missiva, os pais reconhecem e valorizam o “esforço e dedicação das e dos assistentes operacionais, mesmo em condições tão adversas”, revelando que o trabalho destes profissionais contribui para que as escolas do agrupamento “continuem a ser espaços seguros, afetivos e felizes para todas as crianças”.

Pedem ainda a indicação do número de vagas previstas para serem alocadas ao Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves no âmbito do atual processo para a contratação de assistentes operacionais, identificando o número por escola contemplada.

Por outro lado, defendem a abertura de um novo processo concursal que permita o reforço efetivo do número de assistentes operacionais, de acordo com as necessidades reais do agrupamento.

Confiamos que a Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com as entidades competentes, tomará as medidas necessárias para resolver esta situação com a urgência que ela exige”, pode ler-se ainda na carta aberta.

A Lusa pediu um esclarecimento à Câmara de Lisboa sobre a situação, aguardando ainda resposta.

Fevereiro 10, 2025 . 12:22

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right