Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Parlamento aprova introdução de novas substâncias na definição de droga

Texto final da proposta de lei contou com o voto favorável de todos os partidos

A Assembleia da República aprovou ontem em votação final global, a proposta do Governo para acrescentar sete novas substâncias psicoativas na definição de droga.

O texto final da proposta de lei apresentada pelo Governo contou com o voto favorável de todos os partidos.

O documento foi aprovado na generalidade a 24 de janeiro e baixou depois à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A alteração das tabelas que incluem plantas, substâncias e preparações cuja produção, tráfico e consumo estão sujeitas a medidas de controlo e aplicação de sanções, teve parecer positivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).

Durante a discussão do documento apresentado pelo Governo, e perante tal proposta de alteração, que é uma recomendação da Comissão Europeia sobre os Estupefacientes já feita no ano passado, os vários partidos consideraram que este é um passo inevitável, mas consideraram que é preciso fazer mais.

Durante a discussão, a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, explicou que “cabe ao Estado português garantir que as medidas de controlo são feitas às substâncias" e que esta é uma forma de garantir maior segurança no âmbito da saúde pública e da diminuição da disponibilização de substância para produção de droga.

 

Fevereiro 8, 2025 . 18:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right