Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Ninho de cegonhas: a saga continua

IRIS acusa Câmara Municipal de São João da Madeira de recusar oferta de ninho artificial para a chaminé da Oliva. Já a autarquia fala em «comunicado difamatório»

A saga continua. Em São João da Madeira, a remoção de um ninho de um casal de ce­gonhas-brancas, de uma antiga chaminé industrial, devido à cons­trução de um novo supermercado LIDL na cidade, continua a fazer correr muita tinta.
Desta vez, é a IRIS - Associação Nacional de Ambiente, através do seu Núcleo do Por­to, que volta a trazer a público a polémica do momento. Em comunicado envia­do ao Diário de Aveiro, refe­re que, «com o objetivo de proporcionar um ninho alternativo», a IRIS propôs, no passado dia 30, à Câmara de São João da Madeira, uma parceria entre as duas instituições que possibilitasse a colocação imediata de uma estrutura artificial para aquele casal despejado». Esta seria disponibilizada pela própria associação ambientalista e instalada na chaminé da Oliva Creative Factory, «permitindo antecipar um mês em relação à recolocação do ninho antigo na chaminé do LIDL».
Na nota informativa, a IRIS diz também ter interpelado «o presidente da câmara sobre o assunto» e que este recusou «qualquer iniciativa imediata de oferecer ao único casal de cegonhas da cidade uma casa alternativa, que não incluísse a empresa LIDL». Afirma ainda que «se recusa a dar qualquer cobertura que limpe a má imagem e comportamento» da cadeia de supermercados. E acu­sa a autarquia de «insensibilidade» e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) de «incompetência».

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Fevereiro 8, 2025 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right