
Estradas de Vagos recebem Rali da Bairrada 2025
O Rali da Bairrada, após um interregno de dois anos, vai regressar à estrada nos dias 1 e 2 de março, assinalando o arranque do Campeonato de Ralis Centro (CRC) e do Campeonato de Ralis Centro 2 Rodas Motrizes (CRC 2RM).
Com Vagos como centro nevrálgico da competição, a organização está, agora, a cargo do Targa Clube, sendo que o evento contará com a promoção da XRacing e o apoio da Câmara Municipal de Vagos.
A prova irá percorrer algumas das mais exigentes e seletivas estradas do concelho e da região Centro, somando um total de 140 km, dos quais 63,70 serão disputados ao cronómetro, ao longo de oito provas especiais em piso de asfalto.
A ação arranca no sábado, com a cerimónia de partida junto ao Tribunal Judicial de Vagos, seguindo-se a Super Especial da Vagueira, com um traçado de aproximadamente três quilómetros, percorrido por duas vezes, que promete proporcionar um espetáculo único aos milhares de espectadores esperados na zona, junto à praia.
Já no domingo, os pilotos enfrentarão um desafio intenso, com tripla passagem, alternada, pelos troços de Vagos/PES (8,30 km) e Zona Industrial de Vagos (10,85 km). Entre as classificativas, os concorrentes terão oportunidade de passar pelo Parque de Assistência, instalado junto ao Pavilhão Municipal de Vagos, onde o público poderá ver de perto as máquinas e interagir com os pilotos. O grande desfecho da prova está agendado para as 16 horas, novamente junto ao Tribunal Judicial de Vagos.
Para Fernando Batista, presidente do Targa Clube, «o Rali da Bairrada constituirá uma prova de vitalidade para o clube, mas, sobretudo, proporcionará aos participantes e público muitas emoções, pela seletividade dos troços que o compõe, num percurso bastante concentrado e que privilegia a beleza da região Centro, nomeadamente, de Vagos e das suas zonas limítrofes».
Já João Paulo Sousa, presidente da Câmara Municipal de Vagos, reforça o impacto positivo do evento, salientando que para o município «o Rali da Bairrada é uma aposta de presente e que, espero, se possa manter no futuro. Somos uma região que vibra com o Motorsport e que tem pilotos de referência». O autarca acredita que «com o empenho de todos os envolvidos temos a convicção que os dias 1 e 2 de março serão uma grande festa do desporto automóvel tanto para o concelho como para a região».
A prova organizada pelo Targa Clube dá assim o “pontapé de saída” ao CRC e CRC 2RM, campeonatos que se estenderão até novembro, com a realização de mais oito ralis, maioritariamente em pisos de asfalto.. |