
Porto de Aveiro adjudica por 4,5 ME requalificação da marginal do cais dique
A Administração do Porto de Aveiro adjudicou, por 4,5 milhões de euros, a empreitada de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (cais dique), informou hoje aquela entidade portuária.
“A empreitada de requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo pretende valorizar aquela infraestrutura portuária e aumentar a resiliência da infraestrutura às alterações climáticas”, justifica a administração portuária.
Refira-se que a Avenida Marginal ao cais dique, conhecido por porto bacalhoeiro, tem sido anualmente inundada em períodos de marés vivas. A empreitada representa um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, com um prazo de 365 dias, após a consignação.
Entre as obras a realizar, é destacada a construção de um muro de betão armado junto à margem, “eliminando a necessidade de alteamento do pavimento e permitindo manter as acessibilidades de todas as unidades empresariais existentes”.
A intervenção abrange, ainda, a requalificação do pavimento, criação de uma ciclovia partilhada, reorganização e criação de passeios e zonas de estacionamento.
Está também compreendida na empreitada a colocação de novos cabeços de amarração, o reforço da retenção marginal, iluminação pública, e rede de combate a incêndios.
“Esta infraestrutura portuária desempenha um papel crucial no setor da pesca do largo, servindo 15 pontes-cais utilizadas por empresas ligadas à pesca, processamento, congelamento e distribuição de pescado.