
Câmara de Aveiro lança terceiro concurso público para construir pavilhão municipal
A Câmara de Aveiro aprovou hoje a abertura do terceiro concurso público para a construção do Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, pelo valor base de 22,8 Milhões de euros (ME), mais 4,2 ME que o anterior concurso.
A decisão foi tomada hoje na reunião pública do executivo municipal, com os votos a favor da maioria PSD/CDS e os votos contra dos três vereadores do PS.
A obra, com um preço base de 22.790.000 euros, tem um prazo de execução de 540 dias.
Esta é a terceira tentativa do município para a construção do novo pavilhão municipal, depois de, nos dois procedimentos anteriores, as empresas interessadas não terem cumprido os critérios para adjudicação dos respetivos concursos.
O presidente da câmara, Ribau Esteves, esclareceu que foi feita uma atualização do valor do concurso, que “cobre a maior parte das propostas inválidas que referenciaram valor" que o município recebeu no segundo concurso, procurando por esta via atrair o interesse das empresas de construção.
O autarca destacou ainda a “importância capital” do novo pavilhão, considerando que “era bem mais importante ter construído esta infraestrutura do que um estádio de futebol”, aludindo ao Estádio que foi construído para o Euro 2004.
O vereador do PS Fernando Nogueira referiu que o preço base deste concurso é cerca de 30% superior ao valor do primeiro concurso, questionando quais são os limites aceitáveis para prosseguir com este projeto.
“Sujeitamo-nos no fim a que o pavilhão acabe nos 23 ou 24 ME com as derrapagens que são normais neste tipo de obras”, afirmou o vereador, sugerindo que se faça uma adaptação do programa, sem deixar de responder às necessidades que estão identificadas.
Segundo a autarquia, o novo pavilhão desportivo "pretende dar resposta às necessidades da comunidade aveirense", com especial destaque para os programas de "Desporto para os Cidadãos" que a câmara quer desenvolver, e para as associações desportivas com modalidades de pavilhão.
O novo pavilhão, que ficará situado junto ao Estádio Municipal de Aveiro/Mário Duarte, será dotado de quatro campos polidesportivos (para a prática de diversos desportos coletivos), sendo um desses campos envolvido por bancadas, com uma capacidade para receber público num total de 2.500 pessoas.
Para além dos campos com as respetivas medidas oficiais de cada modalidade, o pavilhão terá um ginásio polivalente (para modalidades individuais), instalações adequadas para os técnicos/treinadores, instalações para uso dos clubes/associações, zonas diversas de apoio, salas para reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.
De igual modo, existirá uma área afeta para a equipa da câmara que fará a gestão do equipamento e gestão desportiva municipal, bem como áreas que poderão ser concessionadas, nomeadamente bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia.