Última Hora
Ua Conselho Pub
Adicionadevelopments Pub
Graterol Santos Pub
Pub

Ondas de choque continuam e Ribau Esteves demite-se no PSD

Renúncia foi anunciada hoje de manhã e tem «efeitos imediatos»

Ribau Esteves apresentou hoje a sua demissão de presidente da Mesa do Plenário de Militantes do PSD de Aveiro, «com efeitos imediatos». É mais uma sequela do abalo que sacode o PSD após a escolha de Luís Souto, por parte da direção nacional do partido, para cabeça-de-lista às eleições autárquicas deste ano.

As primeiras baixas nas estruturas locais dos sociais-democratas foram Simão Santana, líder concelhio, e Rogério Carlos, vogal e vice-presidente da Câmara, apontado como um dos nomes preferidos da comissão concelhia para suceder a Ribau Esteves como candidato à presidência da autarquia.

Ribau Esteves, impedido de voltar a concorrer por estar a completar o seu terceiro mandato, tem-se mantido em silêncio nos últimos dias. Hoje às 9 horas, porém, fez chegar um comunicado às redações dando conta da sua decisão de bater com a porta.

O autarca começa por explicar que, como presidente da Mesa do Plenário de Militantes, recebeu a demissão de Simão Santana, entretanto remetida ao secretário geral do PSD e ao presidente da comissão distrital de Aveiro. Para depois anunciar a sua própria demissão «pelos mesmos motivos» invocados por Simão Santana. Os motivos da renúncia foram comunicados ao secretário geral, Hugo Soares, ao coordenador autárquico, Pedro Alves, ao presidente da distrital, Emídio Sousa, e o presidente do PSD, Luís Montenegro.

Simão Santana acusara a direção nacional de ignorar os órgãos locais. «Considerando o processo eleitoral autárquico em curso e as decisões da Comissão Política Nacional, que apenas comunicou o ato consumado ao presidente da Comissão Política da Secção poucos minutos antes do seu anúncio público, e por considerar que o processo é politicamente lesivo do PSD, apresentei o meu pedido de demissão do cargo de presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD, com efeitos imediatos», disse na altura.

Fevereiro 5, 2025 . 10:18

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right