Torneio Manuel Ferreira é mais um marco na história do CTM Oliveirinha
Clube de Ténis de Mesa de Oliveirinha (CTM Oliveirinha) realizou, no último sábado, no seu pavilhão, o primeiro torneio de ténis de mesa da sua história - o Torneio Manuel Ferreira. O clube aveirense homenageia, desta forma, uma figura singular, que esteve na génese da modalidade em Oliveirinha, há 41 anos - na altura integrava a Casa do Povo de Oliveirinha.
«Acompanhando a modalidade e os atletas de formação desde sempre, deixa uma marca ímpar na formação de atletas de elite, mas, sobretudo, de homens e mulheres», vinca o clube aveirense, recordando que «cresceram com ele atletas como Bruno Silva, treinador profissional; Leila Oliveira, ex-
-internacional por Portugal; Diogo Carvalho, atleta profissional do Sporting, também ele internacional por Portugal; Rui Araújo, Mário Oliveira, Pedro Barbosa, Fernando Felizardo, João Brandão, Gonçalo Brandão, Faustino Teixeira e Henrique Arez. Todos referências da modalidade no distrito de Aveiro».
O CTM Oliveirinha recorda que Manuel Ferreira é, também, «árbitro certificado» e que ao longo dos anos marcou presença «em diversos torneios por esse país fora, sendo, consensualmente, acarinhado por todos, mesa-tenistas, árbitros e dirigentes».
Manuel Ferreira esteve presente no torneio em sua homenagem e o clube não tem dúvidas de que esse facto contribuiu para a presença de um grande número de atletas (cerca de 100) e equipas provenientes dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Coimbra e Leiria. De salientar, ainda, a participação de uma equipa açoriana, da Ilha Terceira.
Desportivamente, a equipa do Lusitânia de Lourosa venceu o torneio, após derrotar a formação do Arrabães na grande final. Já o terceiro lugar foi para a equipa “Os Açorianos”.
Segundo o CTM Oliveirinha, o Torneio Manuel Ferreira, doravante, irá disputar-se anualmente no pavilhão do clube, que espera fazer deste evento uma referência do calendário competitivo do ténis de mesa a nível nacional, prestigiando a vila de Oliveirinha e Aveiro.