A25 entre as autoestradas que deixam amanhã de ser portajadas
A partir de amanhã, a A25 (Beiras Litoral e Alta) está isenta do pagamento de portagem, o mesmo acontecendo com as autoestradas A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte) e A28 (Minho), esta somente entre os troços de Esposende a Antas e entre Neiva e Darque.
Com a aprovação da Lei número 37/2024, de 7 de agosto, o Governo eliminou as taxas de portagens «nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança».
O projeto de lei passou com os votos a favor do PS, BE, PCP, Livre, Chega e PAN e com a abstenção da Iniciativa Liberal (IL). O PSD e o CDS votaram contra.
«É uma boa prenda», considerou Jorge Lemos, presidente da Junta de Albergaria-a-Velha e Valmaior, realçando o grande e diário fluxo de trânsito entre o concelho albergariense e Aveiro. Assegurou que deixar de pagar na A25 «beneficia e muito» a população local, assim como as empresas, com nota de que também vai havendo quem tenha de fazer o trajeto entre a “Cidade dos Canais” e o seu território.
Assinalou que, até aqui, muitos dos seus conterrâneos, visando contornar essa despesa, se viam obrigados a ir por Cacia, enfrentando «muito movimento e lombas», para chegarem à capital da região. E fez notar que a vila aveirense também vai ganhar com a nova situação, devido à diminuição de trânsito e da consequente poluição.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: