ACAPO de Aveiro tem um desejo de Natal
O desejo principal de Natal da delegação de Aveiro da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) é a ativação, na sua sede, de um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD). A delegação tem «instalações de topo, novas e equipas», mas faltam os técnicos e os meios informáticos, disse, ontem, Jorge Anjos, presidente da direção da associação, ao Diário de Aveiro. A sete dias do almoço dos associados e convidados, para festejar o Natal, o desejo é que a direção nacional da ACAPO possa levar boas notícias para o almoço e que 2025 seja apontado como «o ano da viragem», diz Jorge Anjos.
A delegação agradece sempre «a generosidade do tecido empresarial e institucional, que tem apoiado a associação ao longo dos anos», e quer juntar a isso um CAARPD para dar uma «resposta especializada». O portal de serviços públicos eportugal.gov.pt apresenta um CAARPD como um serviço que «assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social às pessoas com deficiência e incapacidade, assim como serviços de apoio às famílias e cuidadores informais». Na prática, a delegação pretende ter acesso a uma “equipa multidisciplinar” para acompanhamento dos seus associados.
Com a operacionalização de um centro daqueles serão celebrados acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social para viabilizar a prestação de serviços à comunidade do distrito, ajudando os invisuais na aprendizagem da mobilidade e formação em várias áreas. Será ainda possível prescindir de deslocações às delegações do Porto ou Coimbra, quando a maioria das pessoas com estes problemas de visão têm dificuldades financeiras.
Aquele centro está vocacionado para aprender a circular na via pública, usando a bengala, desempenhar as tarefas de casa que tenham de reaprender ou ainda formação em técnicas de mobilidade e orientação e realização das tarefas de casa, simulando a rotina do dia a dia.
Enquanto aguarda pela instalação de um CAARPD na sede, a delegação tem apoiado pessoas com deficiência visual e seus familiares e dinamiza atividades sócio-culturais para a promoção do bem-estar e integração social.
A missão da ACAPO, fundada em 1989, é a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual e a sua plena integração socioprofissional, trabalhando na sua habilitação reabilitação e cooperando com todas as entidades que se queiram associar à construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos».|