Última Hora
Pub

Celebração da Idade Maior juntou mais de 1.800 seniores

Balanço «extremamente positivo» do “65 Horas em Festa” reforçou o estatuto do Município de Oliveira do Bairro como uma das autarquias que «oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo»

Mais de 1.800 seniores participaram nas atividades do “65 Horas em Festa”, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que decorreu durante todo o passado mês de outubro.

O número foi avançado por Lília Ana Águas, vereadora da Idade Maior, que fez um balanço «extremamente positivo» da iniciativa, contando 32 atividades, lúdicas, culturais e desportivas, em 17 locais do concelho, «todas elas com uma participação significativa e entusiasta».

Realizado para assinalar o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Terceira Idade, que se celebraram, respetivamente, a 1 e 28 de outubro, o evento homenageou a população do concelho com mais de 65 anos.

«Quisemos homenagear quem tanto contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do nosso concelho e pelo contributo que deram à nossa comunidade, proporcionando-lhes momentos de convívio, partilha e muita diversão, criando memórias que, acreditamos, ficaram marcadas de uma forma muito positiva», explicou Lília Ana Águas.

Para além de sessões de cinema, atividades físicas e desportivas, workshops, ações de sensibilização e até um “chá dançante”, o programa contou com o tradicional almoço convívio “65 em Festa”, ponto alto da iniciativa, que juntou 1.200 participantes.

As atividades decorreram no Quartel das Artes, Biblioteca Municipal, Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo e Parque Desportivo Municipal, em Oliveira do Bairro, Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, polos de leitura da Palhaça, Oiã e Mamarrosa, juntas de freguesia de Oiã e Palhaça, e em sedes de associações em Bustos, Oiã e Mamarrosa.

De referir que a iniciativa “65 horas em Festa” foi este ano distinguida com o Prémio de Excelência Autárquica, atribuído pelo Programa Cidade Social. O trabalho realizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro na área da Idade Maior foi várias vezes distinguido a nível regional e nacional.

No final de 2023, a autarquia bairradina recebeu o galardão "Território da Longevidade", atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que a consideraram uma das autarquias que «oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos».

Outras distinções recebidas foram o Selo de Mérito "Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais", do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, em dois anos consecutivos, 2022 e 2023, o reconhecimento como uma "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", em 2022, pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica, somando-se, ainda, uma Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), no mesmo ano.

Em 2021, o trabalho realizado pelo governo local nesta área foi reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o Selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, por apresentar «políticas, programas, planos estratégicos e práticas [que] demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida».

O Pelouro

O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após a temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social. Visa a prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas seniores, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.

Assumiu o objetivo de proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, tendo como desígnios maiores a sua dignidade e qualidade de vida.

Novembro 20, 2024 . 11:19

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right