Última Hora
Pub

Jovens exortados a serem «ativistas da cultura»

Comissário do Plano Nacional das Artes foi ao “Encontros com o Cinema e o Audiovisual”, na Mealhada, sublinhar os horizontes que as artes podem abrir, também nas escolas

Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes (PNA), desafiou os jovens a serem «ativistas da cultura» e a «abrirem horizontes através das artes», na segunda edição do “Encontros com o Cinema e o Audiovisual”, que se realizou, recentemente, no Cineteatro Messias, na Mealhada.
Sublinhando as potencialidades que o PNA incorpora para os municípios, o responsável acentuou que, na sociedade, «precisamos de mais beleza, de mais alegria, do olhar dos artistas». Perante uma plateia de jovens estudantes, centrou a sua mensagem no desafio de levar as artes às escolas e pediu os jovens que «se tornem ativistas da cultura».
O comissário quer que os mais novos «reinterpretem» a cultura «e descubram, através dela, possibilidades que nem sabem que têm». Ainda exortou os professores a levarem a experimentação para dentro das salas de aula.
A segunda edição do “Encontro do Cinema e do Audiovisual na Mealhada” centrou-se na juventude e no estímulo para as artes, tendo o programa incluído o visionamento de curtas-metragens realizadas por alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) e a apresentação de propostas de logótipos criados por alunos da EPVL e do Agrupamento de Escolas da Mealhada para o evento.
«Queremos um município voltado para as artes, inclusivo, que permita a criação por parte dos jovens», afirmou António Jorge Franco, o presidente da câmara.
O evento é um espaço dedicado ao cinema e ao audiovisual, que foi criado pelo município em parceria com a Aderno - Associação Cultural e com o Cineclube da Bairrada, parceiros que, durante todo o ano, desenvolvem, com os alunos, trabalhos nestas áreas.
Filomena Pinheiro, vice-presidente do executivo, salientou que representa «o compromisso» para criar «um ambiente de dinamização cultural, onde se fomenta a produção local», e um concelho amigo do cinema e do audiovisual, que se afirme no contexto cultural nacional».

Novembro 15, 2024 . 10:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right