Última Hora
Pub

Tomás Veleirinho prestigia Portugal em Florianopolis

O xadrezista aveirense foi o único português a competir nos Mundiais de Jovens, no Brasil, onde garantiu pontuação preciosa para subir o seu Elo internacional

Tomás Veleirinho, jogador do Clube de Xadrez do Colégio Português, teve uma honrosa participação nos Campeonatos Mundiais de Jovens, que terminaram, no passado fim de semana, em Florianopolis. Uma prova que reuniu, na capital do Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, mais de meio milhar de jogadores provenientes de 62 países de todos os continentes, divididos pelo escalões sub/14, sub/16 e sub18 absolutos e femininos.
No escalão mais competitivo dos mundiais, tendo em conta a presença de 40 xadrezistas titulados - entre grandes mestre, mestres internacionais e mestres FIDE e 60 com Elo acima dos 2.000 pontos, o jovem aveirense, de 18 anos, estudante de Engenharia de Informática, na Universidade de Aveiro, foi o único português a competir com os melhores do mundo. Na categoria de sub/18, Tomás Veleirinho, que se apresentou como 75.º do “ranking” inicial, completou as 11 rondas dos mundiais com cinco pontos, a quatro do russo Alejsey Grebnev, o número 1 mundial que conquistou o título a jogar com a bandeira da FIDE.
A prestação de Tomás Veleirinho muito positiva, já que, ao terminar na 64.ª posição entre 93 inscritos, conquistou 24 pontos para o seu Elo internacional - atualmente de 1.899 pontos. O xadrezista do clube aveirense venceu quatro jogos, frente Kai-En Huang (Taipé), Oliver Luzzi (Brasil), David Eirew (Canadá) e Rómulo Mota (Brasil), e ainda conseguiu dois empates diante dos mestres nacionais, Juan Bolanos (Colômbia) e Leonardo Tarapaca (Perú).

Novembro 14, 2024 . 08:21

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right