Última Hora
Pub Hospital Da Luz 2
Pub

Ruy de Carvalho, Elmano Sancho e Tindersticks entre os artistas que vão estar em Aveiro este mês

Já é conhecida a programação do Teatro Aveirense para o mês de novembro. O “cardápio cultural” inclui teatro, dança, música, cinema e um espetáculo para famílias

A programação do Teatro Aveirense para este mês, já anunciada pela Câmara Municipal de Aveiro, conta com a estreia da mais recente peça da companhia Artistas Unidos, marcada para o próximo dia 9, às 21.30 horas.
“1984”, de George Orwell, é uma adaptação dos britânicos Robert Icke e Duncan Macmillan do clássico literário distópico que relata a jornada de Winston Smith, um homem que sonha com um mundo livre perante a realidade sombria e totalitária. A peça será ainda apresentada ao público escolar na véspera, dia 8.
Associada a esta vinda da companhia Artistas Unidos ao Teatro Aveirense está a participação de Pedro Carraca, encenador de “1984”, de George Orwell, em mais uma etapa da rubrica “À Boca de Cena”, feita de sessões em que se propõe a um artista que escolha um texto dramático e o partilhe com a plateia, para ser lido em conjunto. O encontro está agendado para hoje, às 21 horas.
Já o dia de amanhã está guardado para a apresentação dos resultados finais do Laboratório de Criação Coreográfica. Trata-se do culminar de oito meses de trabalho, em que os participantes foram acompanhados por diferentes coreógrafos/formadores no desenvolvimento de um trabalho de criação individual. Serão, assim, apresentados os projetos na área da dança contemporânea de três dos participantes nesta edição: Gisela Ferreira, José Couteiro e Sissi Abrão.

Tindersticks prometem uma noite memorável
No dia 10, o Teatro Aveirense recebe os Tindersticks para uma noite (já esgotada) que se prevê memorável, recebendo os temas do novo disco e alguns clássicos desta banda de cul­to britânica. Entretanto, a música volta a ocupar o palco da sala de espetáculos da cidade, no dia 14, com o lançamento do projeto From Chronos to Kairos.
Falamos de uma edição discográfica, física e “online”, que teve nos sons de Aveiro a matéria-prima para a criação de oito faixas de artistas de várias latitudes geográficas e estéticas, num elenco formado por @c (PT), Coldcut ft. Svetti (UK/
USA), Felicia Atkinson (FR), Jo­ana de Sá (PT), Kate Carr (UK), KMRU (KE), Nory Kimijima (JP) e Piurso (PT). A apresentação é às 21.30 horas com conversa e atuações de @c+Visiophone e Kate Carr.
Entretanto, nos dias 15 e 16, o Teatro Aveirense recebe a estreia de “O Meu Corpo Não é Só Uma Instância”, de Yola Pinto e Simão Costa. Um espetáculo de dança, com músicos ao vivo, que vive da alteridade entre a presença dos corpos e as suas imagens projetadas em tempo real e diferido. Em parceria com o videasta João Catarino, Yola Pinto e Simão Costa convidam vários artistas a partilhar o palco.
No dia 17, é apresentado um espetáculo para famílias que assume o corpo, os sons e o movimento como o centro das atenções. “10 Dobras” é uma cri­ação de Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari para a associação Baileia, com sessões às 10 e 11.30 horas.
No mesmo dia, mas às 21.30 horas, haverá um concerto on­de a capacidade criativa e de improvisação do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). “ALMO & Júlio Resende” é uma simbiose perfeita entre o jazz, a improvisação e o canto, procurando uma sonoridade diferenciadora que faça jus à essência do fado e do cancioneiro português. Esta é uma atuação no âmbito do Festivais de Outono, da Universidade de Avei­ro.

Mostra “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”
No cinema, além das habituais sessões da rubrica “Os Fil­mes das Nossas Terças”, o Te­atro Aveirense recebe, no dia 19, mais uma sessão temática de Aveiro 2024 - Capital Portu­guesa da Cultura, desta feita dedicada ao tema “Cultura e Tecnologia”. A estreia da curta-metragem “Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão, e cinco curtas-metragens restauradas do espólio da Cinemateca Por­tugue­sa compõem a sessão.
Para os dias 21 e 24 estão programadas as cinco recitas do espetáculo “Fica Comigo Esta Noite”, de Miguel Falabella e Marisa Orth, numa reencenação do texto de Flávio de Souza, colocando em cena o diálogo de uma viúva com o seu falecido marido.
No dia 29, é inaugurada a exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, composta por um conjunto de fotografias do arquivo do Teatro Nacional D. Maria II que têm este ator co­mo figura central. Com cura­doria de Nélson Mateus, esta mostra é um pouco do muito que Ruy de Carvalho fez ao lon­go da vida, podendo ser visitada até 21 de dezembro. No dia da inauguração, marcada para as 17.30 horas, haverá uma conversa com o ator e o descerramento de uma placa que o homenageia.
Ainda no dia 29, estreia “Coro dos Amantes”, de Cláudia Gaiolas e Tónan Quito. Trata-se de um espetáculo baseado na primeira peça de Tiago Rodrigues, estreada em 2007, uma narrativa lírica onde um jovem casal conta, a duas vozes, a situação de vida ou morte que está a experienciar quando um deles deixa de poder respirar.
O mês termina com o encerramento do Festivais de Outono, com um concerto que celebra os 200 anos da 9.ª Sinfonia de Beethoven, a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras com a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho, no dia 30, às 21.30 horas.
A programação completa pode ser consultada em https://www.teatroaveirense.pt/.

Novembro 6, 2024 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right