Última Hora
Pub

Artista aveirense selecionada para residência artística em galeria polaca

O projeto de Gabriela Benedeti explora a tensão existente entre o uso do carvão e das “pellets” de madeira num contexto de soluções energéticas

Gabriela Benedeti foi selecionada para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0, organizada pela cidade de Lubin (Polónia), que começou no passado dia 4 e decorre até 6 de dezembro. A artista de Aveiro vai partilhar a residência com a congénere Daniil Revkovskyi, da cidade anfitriã, sendo que os trabalhos serão desenvolvidos nas Galeria Labirynt, um espaço criado em 1956 para exposições e atividades culturais, que tanto mostram artistas consagrados como talentos emergentes.
O projeto de Gabriela Benedeti intitula-se “Projechotomy || DIchotomy of light: exploring energy transitions between coal and pellets” e explora a tensão existente entre o uso do carvão e das pellets de madeira num contexto de soluções e­ner­géticas.
Segundo nota de imprensa da Câmara de Aveiro, recebida pelo nosso jornal, na origem deste conceito está o facto de a Polónia ser um dos maiores produtores europeus de carvão e de Portugal liderar a exporta­ção de “pellets” de madeira, realçando o impacto destas atividades na Natureza e despertando as consciências para esta problemática contemporânea com contornos económicos, sociais e ambientais.
A participação na residência artística em Lubin resulta de A­veiro ser parceiro do projeto CreArt 3.0 (2024-2026), uma rede de cidades que reúne 14 entidades de 13 países europeus, enquadrando-se no programa Europa Criativa. Um dos objetivos principais prende-se com o proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolver trabalho criativo e de contribuir para a sua formação e afirmação no universo das artes.
Simultaneamente, o progra­ma de atividades realizado em Aveiro permite acolher artistas provenientes das outras cidades, criando sinergias com os congéneres e com a comunidade e, deste modo, contribuin­do para as dinâmicas culturais locais. Foi o caso das artis­tas Anne-Sophie Emard (Cler­mont-Ferrand, França) e de Michaela Lautenschlager (Regensburg, Alemanha) que realizaram uma residência em Aveiro no âmbito das artes digitais (de 26 de setembro a 11 de outubro).
As residências artísticas são uma das ações principais do projeto, uma vez que proporcionam a mobilidade de artistas numa escala europeia e são oportunidades privilegiadas para a criação artística em ambiente de partilha de experiência com outros artistas e em novos locais.
Gabriela Benedeti é uma artista multifacetada. É mestre em Comunicação Multimédia, pela Universidade de Aveiro (2017) e foi vencedora do primeiro e segundo prémios do concurso Aveiro Jo­vem Criador, na área da fotografia, em 2017. Nos anos mais recentes, co­mo a própria refere, «mergulhou no domínio dos media audiovisuais, explorando as suas diversas linguagens e técnicas através de projetos predominantemente situados no âmbito dos setores cultural, ambiental e educativo». Colabora frequentemente com a VIC Aveiro Art’s House, desta­cando-se os projetos In­terdisci­plinArte, uma residência artística na escola (2022), e música documental, além de Funck Be­ach e Sala de Estar como parte do Festival dos Canais (2022-2023).

Novembro 6, 2024 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right