Século XIX “regressa” a Castelo de Paiva
No Parque das Tílias, em Sobrado, está a decorrer a 25ª edição da Feira do Século XIX, numa organização da ADEP – Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva.
Este evento, que conta com o apoio da câmara municipal, evoca a vivência rural paivense de uma outra época, destacando-se, no respetivo programa, o regresso da animação durante a tarde de hoje, com um arraial noturno e baile à moda antiga, enriquecidos pela Orquestra Tradicional de Nespereira – Cinfães e por Tocadores de Concertinas.
Realçando «o génio, as artes e a vida» das gentes locais, resgata os «valores e tradições», promovendo, nomeadamente, o conhecimento da história mineira de Castelo de Paiva.
Junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, serão apresentados os trajes, os artesãos, os comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, a música tradicional e a animação de rua, em geral, o ambiente vivido numa verdadeira feira “de época”.
Some-se a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes, o vinho novo e a cozinha tradicional da época, assim como a doçaria regional.
Martinho Rocha, o presidente da ADEP, disse-se esperançoso de que a edição deste ano da Feira do Século XIX supere «todas as expectativas», endereçando convite aos amantes da cultura tradicional e popular. E o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, salientou que a recriação do modo de vida e da cultura de antigamente representa um «respeito pelas origens» da comunidade e um trabalho especialmente dirigido «aos mais jovens».
Refira-se que a ADEP – Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva abrirá as portas de algumas das suas valências, em concreto do museu Primeiras Artes e da Casa dos Engenhos.