Última Hora
Pub

Câmara faz «balanço muito positivo» da Aveiro Tech Week

Ribau Esteves sublinha que sucesso da edição deste ano reforçou a aposta contínua de Aveiro na tecnologia e inovação como motores de desenvolvimento

A Câmara Municipal de Aveiro fez «um balanço muito positivo» da recente “Aveiro Tech Week 2024”, que decorreu de 30 de setembro ao passado dia 6, integrando os grandes eixos “Techdays” e “Prisma / Art Light Tech” e proporcionando uma semana repleta de atividades, incluindo exposições, conferências, workshops, hackathons e demonstrações tecnológicas.
«O sucesso desta edição reforça a aposta contínua de Aveiro na tecnologia e inovação como motores de desenvolvimento económico e de melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos», sublinhou Ribau Esteves, o presidente da câmara.
Disse que confirmou «o compromisso da cidade com um futuro mais tecnológico, sustentável e culturalmente vibrante».
Com mais de 50 produtos e soluções tecnológicas destacadas ao longo da semana, a cidade «tornou-se num palco privilegiado para a apresentação de soluções inovadoras, com impacto direto no quotidiano dos cidadãos».
Entre as inovações estiveram o “FiberGateway”, da Altice Labs, que promete redefinir os padrões de conectividade com as velocidades de download e upload mais rápidas do mercado, e a demonstração de mobilidade autónoma e conectada, promovida pelo Instituto de Telecomunicações, que incluiu veículos autónomos e bicicletas integradas num ecossistema de cidade inteligente.
A “Tech Week” voltou a demonstrar «o dinamismo e a capacidade de inovação do Município», com empresas como Altice Labs, Bosch Termotecnologia, Oli e startups ligadas às “Test Beds” nacionais a apresentarem «inovações tecnológicas com impacto significativo em áreas como a mobilidade, a sustentabilidade e a indústria».
Segundo assinalou a autarquia, o Teatro Aveirense acolheu cinco “tech sessions”, com oradores nacionais e internacionais de renome, que abordaram temáticas como a microeletrónica; a tecnologia e a investigação em saúde; as oportunidades de exportação para as empresas da região de Aveiro; a cibersegurança, a tecnologia de dados e os desafios do passaporte digital do produto; e a implementação de redes quânticas seguras em Portugal e Espanha. E o programa incluiu cinco workshops que reuniram cerca de 400 participantes.
Eswas iniciativas envolveram algumas das “Test Beds”, promovendo uma ligação entre PME e startups; uma sessão da Inova-Ria dedicada à Agenda da Microeletrónica; o Cluster Habitat Sustentável, com foco na neutralidade carbónica no setor dos edifícios; a Movijovem, que organizou o Encontro Nacional de Municípios com Cartão Jovem; e o Route25, que apresentou os resultados da Agenda para a Mobilidade Autónoma e Conectada.
Na área da educação, as “hackathons” focadas nas competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) envolveram cerca de 300 alunos de diferentes escolas do concelho, que foram desafiados a desenvolver projetos tecnológicos inovadores.
Os alunos do 1.º ciclo participaram no “Hackathon UBBU”, enquanto os estudantes do ensino secundário participaram no “Hackathon Tech Lab”, onde criaram soluções com base nos equipamentos disponíveis no projeto Tech Lab das escolas de Aveiro.
A 4.ª edição do “Aveiro Tech City Open Day” permitiu que mais de 70 alunos visitassem empresas relevantes para o desenvolvimento económico da região, como Altice Labs, Bosch Termotecnologia, Oli e ASM Metalomecânica, permitindo momentos de networking entre empresas, estudantes e representantes da Universidade de Aveiro.
A câmara municipal ainda informou que o “Worten XL Games Techdays” atraiu mais de 17 mil visitantes ao Parque de Exposições de Aveiro, consolidando o evento como uma referência nacional na área dos videojogos. Influenciadores e streamers de renome participaram em competições e demonstrações, enquanto foram atribuídos prémios, no valor de 12 mil euros, nas competições de “Master League”, “Fortnite”, “Counter Strike” amador, “Call of Duty” e “EA Sports FC 25”.

Criadores de todo o mundo iluminaram Aveiro
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, o município «voltou a encher-se de luz, com o “PRISMA / Art Light Tech 2024”, um festival que liga arte, ciência, tecnologia e património.
Sob o tema “Corpo a Corpo”, a iniciativa contou com a participação de criadores de todo o mundo, que expuseram, em várias localidades do concelho obras que assumiam o corpo como tema ou figura central.
Destaque para a criação da britânica Vicki Bennett, desenvolvida especificamente para o PRISMA e para a Capital Portuguesa da Cultura. “Mise en Abyme”, que estará em Aveiro até 20 deste mês, é uma projeção em vídeo com 30 metros por 4,50 metros, que ocupa a sala de exposições temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana.
Ribau Esteves enfatizou que «este festival voltou a ter uma excelência afluência», atraindo «pessoas de diversas idades e proveniências a circular pelos vários locais do evento, que acolheram instalações – seja durante o dia, seja durante a noite – em espaços fechados e ao ar livre».

Outubro 10, 2024 . 20:40

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right