Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Perdas de água na rede pública de São João da Madeira diminuíram para metade na última década

Investimento de mais de meio milhão de euros por parte da empresa municipal Águas de São João já está a «dar frutos», permitindo «ao concelho ter níveis de desempenho de referência a nível nacional»

«Em São João da Madeira, levamos muito a sério a política de gestão dos recursos hídricos». A afirmação é de Jor­ge Sequeira, que preside à autarquia e, por inerência, ao conselho de administração da empresa municipal Águas de São João, que definiu e tem vin­do a implementar um plano plurianual de eficiência hídrica que já está a «dar frutos». «Esta abordagem permite ao concelho ter níveis de desempenho de referência a nível nacional», prosseguiu o responsável em declarações ao Diário de Aveiro, referindo-se ao mínimo histórico anual de perdas de água na rede de abastecimento pública que São João da Madeira atingiu em 2023 (ainda não há dados relativos a 2024).

No ano passado, segundo a­pu­rámos junto da edilidade, apenas 12,9% da água era perdida, devido a roturas, avarias ou desvios, representando um desempenho significativamen­te melhor do que a média nacional (27,1%, em 2022, ou seja, muito acima dos 20% recomendados). Mas se recuarmos no tempo e nos focarmos na última década, os desperdícios de água na que é conhecida como a “Cidade do Labor” dimi­nuíram para metade: de 26%, em 2013, para 12,9%, em 2023 - va­lores muito diferentes dos registados no início da atividade da Águas de S. João, a 16 de março de 2009, quando a percentagem das perdas rondava os 38%.

A aposta na eficiência hídrica tem trazido ao município sanjoanense resultados progressivamente melhores, a cada ano. Note-se, por exemplo, que a á­gua que se deixou de desperdiçar anualmente é suficiente pa­ra abastecer a população do concelho durante seis meses.
Mas, afinal, o que fez o município para agora isto estar a acontecer? «Para estes resultados contribuem certamente os investimentos que a empresa mu­nicipal Águas de São João realizou nos últimos anos, nomeadamente a nível da eficiência hídrica», disse Jorge Sequei­ra, a propósito dos mais de meio milhão de euros que a Águas de S. João investiu na rede pública de água.
Comparticipado pelo PO SEUR, Programa Operacional “Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, o investimento em causa passou pela substituição de redes de abastecimento de água com desempenho ineficiente, assim como pela aquisição e instalação de equipamentos e programas de telegestão, com recurso a sistemas acústicos e de vídeo.
A intervenção decorreu nas zonas da Avenida do Brasil, de Santo Estêvão e do Parque de Nossa Senhora dos Milagres e não “mexeu” com a fatura dos consumidores. Aliás, de acordo com o diretor-geral da Águas de São João, «a gestão de perdas na rede de abastecimento é uma parte da operação da nos­sa empresa que, apesar de passar despercebida ao consumidor, tem grande importância. Num momento em que a escassez de água é uma ameaça nacional, diminuir desperdícios é uma responsabilidade de todos - sobretudo, de quem, co­mo a Águas de São João, tem como missão gerir este bem escasso».
Recorde-se que, já em 2022, o volume de perdas tinha sido baixo, fixando-se nos 15,8%, sendo que este resultado colocava São João da Madeira no 15.º lugar entre os mais de 200 municípios do “ranking” entretanto divulgado pela ERSAR - a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. O dito “ranking” tinha por base o indicador “Água Não Faturada”, englobando os desperdícios gerados por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências e, ainda, as perdas comerciais, como roubos e desvios de água.
A Águas de S. João está sob al­çada do município de São Jo­ão da Madeira e da Indaqua - Indústria e Gestão de Águas. O primeiro acionista detém 51% do seu capital social, enquanto a Indaqua possui os restantes 49%, que adquiriu por contrato celebrado em 5 de janeiro de 2009, no seguimento de um concurso público promovido pela câmara.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right