Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

APA e municípios juntos para mitigar efeitos dos fogos nas linhas de água

«Estas intervenções são cruciais para prevenir uma degradação severa da qualidade da água e assegurar a continuidade do abastecimento público de forma segura», defende a Agência Portuguesa do Ambiente

Nos territórios afetados pelos últimos incêndios florestais, a qualidade da água destinada ao abastecimento público poderá ser comprometida, especialmente após precipitações intensas, devido ao aumento de sedimentos, cinzas e outros contaminantes transportados para as linhas de água.
Por iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foram levados a cabo, em colaboração com os municípios, trabalhos de emergência para mitigar os efeitos dos fogos, visando a retenção de sólidos contaminados, sobretudo cinzas e matéria orgânica queimada, que podem prejudicar a qualidade da água e afetar as condições ecológicas dos rios e albufeiras.
As intervenções prioritárias, antes da ocorrência das previsíveis chuvas intensas, no imediato, incluem as captações do Carvoeiro, do Sul e de Castelo de Penalva que abastecem, respetivamente, a Região de Avei­ro, o município de São Pedro do Sul e o de Penalva do Castelo (com impacto na Albufeira da Barragem de Fagilde).
E as principais medidas de emergência são a colocação de barreiras de retenção de sedimentos em locais estratégicos das linhas de água, impedindo o transporte de cinzas e outros resíduos; monitorização contínua da qualidade da água nas captações, permitindo detetar níveis de poluição e ajustar o tratamento da água de forma adequada; e limpeza e desobstrução de troços afetados, restaurando o fluxo natural das águas e prevenindo maiores danos ecológicos.
Além disso, a APA e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, juntamente com as autarquias, estão a desenvolver um plano estruturado de recuperação das á­reas ardidas, focado na regeneração das bacias hidrográficas impactadas pelos incêndios.
«Estas intervenções são cruciais para prevenir uma degradação severa da qualidade da água e assegurar a continuidade do abastecimento público de forma segura. Todo este esforço está a ser acompanhado por uma monitorização constante das linhas de água, permitindo uma resposta célere a qualquer alteração do seu estado», assegura a APA no seu “si­te”.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right