Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Culturas em convívio para gerar a paz

Festival da Interculturalidade, promovido pela Casa Vera Cruz, instalou-se ontem, na Praça do Rossio, mostrando as artes e as vivências de quem veio até nós. Iniciativa prossegue até este domingo

A Interculturalidade instalou-se ontem, na Praça do Rossio, em Aveiro, no âmbito da edição deste ano do festival que, até domingo, assume a cidade co­mo «um palco aberto, onde cidadãos do mundo, de diferentes culturas, se interligam com a comunidade local».
Paula Hipólito, diretora-geral da Casa Vera Cruz, que está na organização, apontou o grande objetivo do conjunto de eventos, realizados e programados: «que haja um salutar convívio entre os migrantes e os aveirenses, para que se conheçam e vivam em paz», sublinhou.
A responsável realçou que a centralidade do Rossio garantia um domin­go animado e enfatizou a quali­dade do programa, feito de e­ven­tos e de animação a pedir par­ticipantes e público. O dia de ontem incluiu muita música, venda de artesanato e produtos de vários países e um «convívio» intercultural a proclamar que «somos todos pessoas!», independentemente da nossa origem.
As ucranianas Nataliia Halitsciska e Julia Makarets estavam numa banca a vender os seus trabalhos manuais, em concre­to bonecas de pano tradicionais, flores, bandeiras e até uma peça feita do que foi uma bala, mas que agora serve para colocar uma flor ou algo de belo.
Amigas que se conheceram num curso de língua portugue­sa, vieram ao Festival da Interculturalidade com “a bandeira” do seu país, em luta pela manutenção da sua existência política e cultural. A receita que angariarem seguirá para «a Brigada 67» do exército ucraniano, on­de, precisamente, serve um amigo de Julia, vi­san­do a compra de 40 compu­tadores.
Duas crianças que as acompanharam também fizeram, ontem, parte da vertente cultural do programa dominical, com declamação e apresentação de poesia ucraniana.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right