Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Feira das Colheitas inicia hoje a celebração dos seus 80 anos

Evento decorre até domingo, reunindo a produção do campo arouquense, mas também a vertente industrial e a cultura do concelho. «É algo que se vive e sente», sublinha Margarida Belém, presidente da câmara municipal

A 80.ª edição da Feira das Colheitas de Arouca arranca hoje, na vila capital do concelho, com a cerimónia oficial de abertura marcada para as 16.30 horas, no Terreiro de Santa Mafalda, com a presença prevista de João Moura, secretário de Estado da Agricultura.
Como é habitual, a Avenida 25 de Abril e o Parque Municipal acolherão, a partir das 16 ho­ras, o desfile de gado e a entrega de prémios do Concurso Nacional da Raça Arouquesa, realizado pelas 9.30 horas, na Quinta das Quintãs - São Pedro.
Em cada final de setembro, os arouquenses saem à rua para celebrar «a maior e mais emblemática das suas festas», que decorrerá até ao final de domingo. O programa inclui feiras, concertos, exposições, concursos agrícolas, um desfi­le etnográfico, folclore, atividades para crianças e gastronomia, numa afirmação da identida­de e da cultura do território.
Margarida Belém, presiden­te da Câmara de Arou­ca, vinca que, «mais importante» do que aquilo que é dito e proclamado sobre esta iniciativa, a Feira das Colheitas é «algo que se vive, que se partilha, que se sente».
Considerou que os 80 anos de realização, assim como o contexto em que surgiu, «são um testemunho fortíssimo de identidade, mas também de resiliência» e «a prova de que, juntos», os arouquenses podem «ultrapassar qualquer dificuldade». A autarca assumiu que os fundadores deste megaevento planearam «uma festa de multidões», assinalando que a autarquia assinala o percurso de oito décadas «com uma exposição evocativa marcante», reforçando «a marca» da celebração «maior» do concelho.
Mostrar a vitalidade das tradições locais, do folclore e das raízes de Arouca são objetivos primordiais. «É por tudo isto que queremos que todos saiam à rua, festejando a nossa identidade, recebendo de braços abertos quem nos visita!», enfatizou a presidente.
Arouquenses e visitantes encontram no recinto feiras de artesanato, de artesanato internacional, dos produtos regionais, dos produtos do campo e das velharias. Também várias mostras, como: Exposição Empresarial e Empreendedorismo, Ex­po­sição de Gado, Exposição Agrí­cola, Exposição de Máquinas Agrícolas e Exposição Documental no Museu Municipal.
Ainda há um espaço de ven­da de broa caseira e bolo de carne/sardinhas, tasquinhas, o Espaço dos Petiscos, o Espaço Fora d’Horas, um Espaço Cri­an­ça, no Parque Milénio, e o Espaço dos Divertimentos no Parque de Pesados. |

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right