Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Rui Conceição Silva lança “Árvores tombadas”

O quarto livro da autoria do escritor de Figueiró dos Vinhos é publicado pela editora aveirense Visgarolho e conta uma história a três vozes

A editora aveirense Visgarolho acaba de lançar mais um livro, desta feita “Árvores tombadas”, da autoria de Rui Conceição Silva. Contada a três vozes, a de Ricardo, a de Estrela e a do narrador ocasional, esta é a história de uma amizade improvável entre uma professora e uma menina que não era sua aluna, numa aldeia do Portu­gal profundo dos anos 40 do século passado, num tempo em que as crianças das famílias pobres eram vistas co­mo mais dois braços de trabalho e em que a violência sobre elas se manifestava desde cedo.
Neste romance, Estrela, professora ainda jovem e vinda da cidade, encontra na pequena Teotónia uma ternura que a cativa desde o primeiro instante. Apesar de oriundas de mundos mui­to diferentes, a amizade entre elas acontece como um bálsamo de afetos. Nesses dias na aldeia, Estrela conhece também Ricardo Falcão, um homem gentil e melancólico, de famílias ricas, mas com ideais humanistas, com quem estabelecerá uma curta relação, mas que os marcará para o resto da vida.
«É uma história de pessoas simples, que tentam encontrar nas palavras e na amizade um consolo para a dureza da vida. Também uma homenagem aos nossos avós e bisavós, cujas meninices foram austeras e sofridas, numa época em que a infância convivia com a dureza da subsistência», revela a editora, acrescentando que é um romance que retrata a essência das gentes do campo, numa oralidade que os anos vão fazendo esquecer, mas que o autor gosta de preservar, como arquivo singelo de um tempo a desvanecer-se.
Rui Conceição Silva nasceu em 1963, em Figueiró dos Vinhos, onde reside. É casado, tem dois filhos e dois netos, que fazem dele uma das pessoas mais ricas do mundo. Co­­meçou tarde no mun­­do da escrita, ten­do, aos 52 anos, publicado o seu primeiro romance, no ano de 2015. Em 2022 foi um dos 12 autores portugueses nomeados pa­ra o Prémio Oceanos, graças ao livro “Deste Silêncio em Mim”.
“Árvores Tom­badas” é o seu quarto romance, depois de “Quando o Sol Brilha”(2015), “Dei o Teu Nome às Estrelas” (2018) e “Deste Silêncio em Mim” (2021).

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right