Jornadas Europeias do Património em Aveiro decorrem hoje e amanhã
A edição de 2024 das Jornadas Europeias do Património em Aveiro decorre, hoje e amanhã, com diversas iniciativas, de entrada gratuita, por todo o município.
Sob o tema “Rotas, Redes e Conexões”, a iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia convida à «reflexão sobre um património europeu comum, cuja riqueza reside na sua diversidade e partilha», refere a autarquia de Aveiro, acrescentando que, nesse âmbito, e com o objetivo de descentralizar os eventos culturais no concelho, «os museus de Aveiro vão organizar visitas guiadas às igrejas das freguesias, explorando a sua história, bem como o património artístico existente».
Depois da oportunidade de se visitar a igreja do Carmelo de Cristo Redentor, em S. Bernardo, e a Igreja Paroquial de Sto. André, Esgueira (às 10 horas) e a Igreja paroquial de S. Paio, em Requeixo (às 11 horas), agora à tarde é possível assistir à mesa-redonda intitulada “O lado de lá”, no edifício Atlas Aveiro.
As visitas prosseguem a partir das 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória/Sto. Amaro, em Vilar; Igreja de Santa Joana Princesa, em Santa Joana (17.30 horas), e Igreja Paroquial de Sto. António, em Oliveirinha (18 horas). O programa do dia de hoje termina com o espetáculo “Octave”, uma performance sonora e visual que explora a ligação do cinema e da música numa sucessão de clips manipulados ao vivo, cruzando várias estéticas e técnicas. O projeto, constituído por Pedro Cardoso (Músico e Sonoplasta) e José Pires (Cineasta), terá lugar a partir das 19.30 horas, no Mercado do Peixe/Mercado José Estêvão.
Para amanhã, estão previstas as visitas às igrejas paroquiais de Nossa Senhora das Areias, S. Jacinto (10.30 horas); de S. Julião, Cacia (12 horas); de S. Pedro, Aradas (16 horas); e de Santo Isidoro, Eixo (17 horas).
Criadas em 1999, as Jornadas Europeias do Património são uma das manifestações culturais mais participadas pelos cidadãos europeus. Nos 50 países participantes irão decorrer centenas de eventos que pretendem sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações futuras.