Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Soza leva três dias a celebrar a abóbora e de muitas formas

Largo de São Miguel recebe, de amanhã a domingo, a 12.ª Feira da Abóbora, com concertos, artesanato e concursos

Há mais de 12 anos, um grupo de mulheres de Soza, em Vagos, partilhou o sonho de se juntar para enaltecer a abóbora, em tempos muito cultivada na freguesia. O sonho ganhou a “for­ma” de confraria, “Sabores da Abóbora”, e nunca mais parou de promover iniciativas, levando cada vez mais longe a abóbora e as suas 1.001 formas de ser consumida.
Um dos eventos criados pelas confreiras acontece anualmente, cresce a cada nova edição e contribui para alavancar o título de Soza Capital da Abóbora. Trata-de da Feira da Abóbora, que acontece no Largo de São Miguel, e que está de volta amanhã para mais três dias recheados a abóbora. Resultado de muito trabalho, muita organização, alguma criatividade e determinação em manter vivo um evento que já faz parte do calendário da freguesia, «tentamos que cada nova edição supere a anterior, atraia mais pessoas e traga algo de novo», testemunhou Fátima Rito, responsável pela Confraria Sabores da Abóbora.
Para a chanceler mor, este é o momento para a confraria se dar a conhe­cer, divulgar as potencialidades gastronómicas da abóbora, jun­tar a comunidade local, e não só, e oferecer-lhes três dias de música ao vivo, petiscos, concursos gastronómicos, “showcookings” com chefes reconhecidos, festival de ranchos, encontro de gaiteiros e até uma caminhada, no domingo, que, ao longo de oito quilómetros, quer dar a conhecer os encantos naturais que Soza guarda bem guardados.
À frente da confraria desde o primeiro ano, ainda que cada vez mais feliz com a ideia de passar o cargo a outra e com isso dar uma nova vitalidade e impulso à estrutura, Fátima Rito admite um grande carinho por esta iniciativa que acontece em “casa”. «Todos os anos crescemos qualquer coisa», diz, dan­do como exemplo o concurso de sopas que integra o programa, amanhã a partir das 20 horas, e que vê este ano o número de sopas a concurso subir para as 25. «Por cinco euros podem comer todas as sopas que conseguirem, têm pão e broa de abóbora à descrição e, no fim, ainda levam a taça para casa», diz, recordando que, no ano passado, concentrou no recinto mais de 800 pessoas de colher na mão. Igualmente importante é o concurso da abóbora mais pesada, disputado sábado à tarde, e o concurso das papas de abóbora, na tarde de domingo.
A componente musical é presença forte no programa, com destaque, no 1.º dia, para a atuação da Banda Polk, às 22 horas, no sábado, é a vez da cantora Micaela subir ao palco, enquanto no domingo o momen­to musical estará a cargo de Stephanie e João, pelas 12.30 horas. De destacar, ainda, os momentos de culinária ao vivo com Joana Costa (sábado, às 15.30 horas) e Tony Martins (domingo, às 14.30 horas).
Amanhã, o certame abre às 18 horas, sábado às 10 horas e domingo às 9.30 horas, com a caminhada. As entradas são livres e todos os dias há feira de produtos agrícolas e artesanais.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right