Última Hora
Rtp traz pra frente 4 a 11 out
Pub

Documentário de jovens do distrito mostra o Iraque que nunca vimos

Daniel Estima, João Amorim e Duarte Delgado embarcaram «numa aventura» em 2023. Fizeram literalmente um filme, que agora está entre os finalistas do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo

Relatando uma viagem ao Iraque feita no último trimestre de 2023 «com o objetivo de quebrar preconceitos» que mui­tos têm em relação aos países do Médio Oriente, “Unseen Iraq: Challenging Misconceptions” integra a lista dos melhores filmes da 17.ª edição do ART& TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo que decor­re na Vila da Lousã, no próximo mês de outubro, entre os dias 22 e 25. Mas, afinal, como é que Daniel Estima, um dos funda­do­res do projeto Andamente com quem o Diário de Aveiro falou, chegou até aqui, ven­do-se, agora, nestas andanças?

«Há alguns meses, decidimos embarcar numa nova aventura», começou por contar o criador de conteúdos digitais, com raízes em Macinhata do Vouga (Águeda), que se aventurou «num projeto em conjunto com o João Amorim [também criador de conteúdos (@followthesuntravel no Insta­gram) e, ainda, líder de viagens, de São João da Madei­ra]». A ideia, como explicou Daniel Estima ao nosso jornal, «foi visitar um país fora dos roteiros turísticos, filmar toda a experiência e criar um documentário», completando: «Foi um proces­so longo e trabalhoso, mas o resultado final está agora pron­to para o público».
Com «cerca de uma hora de filmagens», o documentário “atravessa” o Iraque de norte a sul, mostrando «a vida em Bagdade, a hospitalidade das pessoas e momentos como quan­do, ao passear por um parque junto ao rio, à noite, fomos convidados por dois locais a provar Masgouf, um típico pra­to de peixe grelhado».
«Este tipo de acolhimento é algo que retratamos ao longo de todo o documentário, ilustrando apenas uma das muitas perceções que mudámos», sublinhou o jovem que vive a­tualmente em Lisboa. «No sul [do Iraque] - continuou o rela­to - ex­plorámos os pântanos da Mesopotâmia, onde passámos a noite num abrigo tribal rodeado de canais e vida selvagem. Já a norte, documentámos o estado atual de Mossul, a antiga capital do Daesh, que durante anos esteve sob domínio do Estado Islâmico».
Gravado em outubro do ano passado, o filme que é agora finalista do ART&TUR contou com a participação de Daniel Estima, João Amorim, Duarte Delgado e Filipe Cardoso. Os quatro passaram três semanas a viajar pelo Iraque e decidiram «fazer um documentário de forma independente, onde os protagonistas [Daniel Estima, João Amorim e Duarte Delgado (este último um amigo de Daniel Estima, de Lisboa, que foi com os “Andamente” na viagem ao Qatar)] transmitem a sua experiência ao longo desta travessia».

A produção e a edição ficaram a cargo de Daniel Estima, com a colaboração de Filipe Cardoso nos grafismos, Frederico Vieira na colorização e Adrian Santos como técnico de som. «Devido à qualidade do documentário, fomos recomendados a participar no Festival Internacional de Cinema de Turismo», coisa que fizeram «sem grandes expectativas», mas, «para nossa surpresa, o júri atribuiu uma avaliação elevada ao filme». «Estamos sem grandes expectativas, mas mui­to felizes por termos sido selecionados para esta fase avançada. Como primeiro trabalho na área dos documentários, sentimo-nos muito agradecidos pelo reconhecimento do nosso esforço e dedicação», confidenciou Daniel Estima ao nosso jornal.

Para já, “Unseen Iraq: Challenging Misconceptions” está disponível apenas «para um grupo restrito de pessoas». E isto porque, para financiar o que foi investido neste projeto (cerca de 10 mil euros), «o documentário está acessível através de um “paywall” [https:// followthesun.pt/produto/preconceito-iraque-que-nunca-viste/], isto é, as pessoas que quiserem ver e ajudar fazem um pequeno donativo (montante à sua escolha) e podem aceder e ver quantas vezes quiserem». Aliás, assim, também ajudarão a que Daniel Estima e seus pares desenvolvam, no futuro, «mais trabalhos deste género com uma qualida­de de produção ainda superior».
Entretanto, no final deste ano, vai ser publicado «no meu canal, Andamente, para ficar acessível a todos e grátis», adiantou Daniel Estima. Os interessados podem ver o “trailer” do documentário em https://youtu.be/ zNQv3sQrv90.

 

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right