Campanha em Sever do Vouga já abateu 50 javalis
Os javalis continuam a entrar no centro da vila de Sever do Vouga, circulam pelas ruas, quintais e terrenos, sendo observados de dia e à noite, tratando-se de um animal indesejado pelo rasto de destruição e prejuízo que deixa à sua passagem, entre culturas agrícolas e estruturas, justificando uma campanha de incentivo ao abate.
Segundo o “Regulamento de Atribuição de Incentivos ao Abate de Javalis”, publicado em abril último em Diário da República, há um «significativo aumento dos danos agrícolas e materiais causados pela proliferação do javali (Sus scrofa)». Há mais animais devido à «expansão natural da espécie, a tipologia do coberto vegetal do território, a redução dos cultivos e a sua tipologia». O regulamento é um reforço das «medidas destinadas ao controlo e redução da espécie».
Além dos danos causados nas propriedades, a câmara chama à atenção para os «acidentes rodoviários». Adultos e crias podem atravessar uma estrada à noite e gerar um acidente de viação, como já aconteceram «vários», segundo apurou o Diário de Aveiro junto da câmara severense, nomeadamente na EN 328, entre Sever do Vouga e Vale de Cambra, e algumas estradas municipais.