Semana Europeia de Cicloturismo decorre na Murtosa em 2014

O comité executivo da União Europeia de Cicloturismo (UECT ) deslocou-se à Murtosa, nos passados dias 16 e 17 de Março, mostrando-se impressionado com a realidade murtoseira, que classificou com um autêntico laboratório de boas-práticas, ao nível da promoção da bicicleta. Na reunião final, que juntou a delegação da UECT e o presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Batista, no Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, ficou acordado que X Semana Europeia do Cicloturismo se realizará, de 6 a 13 de Julho de 2014, na Murtosa.
O comité executivo da UECT é encabeçado pelo presidente Pierre Reuzé, e é o organismo que congrega as federações nacionais de cicloturismo de vários países, entre a quais a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), e tem como funções principais, dirigir, organizar, desenvolver, promover e defender a prática do cicloturismo, nas suas mais diversas formas, na Europa.
A visita do comité executivo teve como principal objetivo avaliar a possibilidade da Murtosa acolher, em 2014, a X Semana Europeia de Cicloturismo, um grande evento europeu de cicloturismo, que reúne, anualmente, cerca de 2000 participantes, vindos de vários países europeus. O grupo pretendeu aferir as condições logísticas, nomeadamente a rede ciclável, a capacidade de alojamento local e de proximidade e as possibilidades de animação cultural associada ao evento.

Ler notícia completa na edição em papel