Notícias

Parlamento recomenda ao Governo medidas de apoio à produção de bivalves

Numa resolução publicada hoje no Diário da República (DR), a AR recomenda que o executivo realize, “a curto prazo”, um “levantamento exaustivo das fontes de poluição e de deterioração da qualidade da água em todas as zonas estuarino -lagunares e litorais de produção comercial de moluscos bivalves, determinando a origem da contaminação microbiológica dos bivalves”.

Desemprego em Portugal recua para 14,1% e regista maior descida homóloga na UE

De acordo com os dados hoje avançados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), que dão conta da mais baixa taxa de desemprego na zona euro desde Setembro de 2012 (11,5%), Portugal tem sido dos Estados-membros com uma evolução mais positiva. No mês passado apresentou a taxa mais baixa desde Novembro de 2011 (altura em que se encontrava nos 14%, vindo depois a subir até um “pico” de 17,8% em Abril de 2013).

População convidada
a fazer propostas para
o Orçamento Participativo

Meio milhão de euros é quanto a Câmara Municipal da Mealhada vai disponibilizar no Orçamento de 2015 para dar corpo a projectos e propostas que sejam apresentados pela população.

Inscrições para o Estágio de Dança com descontos até hoje

Com organização da Câmara Municipal de Aveiro, o Estágio vai decorrer de 2 a 11 de Setembro, no Teatro Aveirense, parceiro desta iniciativa. Com o objectivo de proporcionar aos participantes experiências com reconhecidos professores, coreógrafos e bailarinos, os alunos terão a oportunidade de aprender novas técnicas e aprofundar conhecimentos na dança clássica, contemporânea e repertório.

ASPEA promove curso de monitores de educação ambiental

Curso de Monitores de Educação Ambiental, com 30 horas de duração, começa amanhã e decorre ao longo de quatro dias no Centro de Educação Ambiental, em Pardelhas. Esta acção, organizada pela ASPEA, quer preparar jovens para idealizar e desenvolver acções de Educação Ambiental, inseridas no contexto ambiental da região.

Aveiro: BE não quer contribuintes a “tapar o buraco” do BES

Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda eleito por Aveiro, recusa que o Estado injecte dinheiros públicos para “tapar o buraco” do Grupo Espírito Santo. “A ministra das Finanças e o Banco de Portugal dizem que essa situação só acontecerá em último recurso. Nós dizemos que nem em último nem em primeiro”, declarou o líder parlamentar bloquista durante uma acção simbólica em frente ao balcão de Aveiro do Banco Espírito Santo.

Instituto Profissional da
Bairrada abre em Setembro

Colocar a nova escola – situada na Murta, à entrada da cidade de Oliveira do Bairro - no itinerário nacional de excelência da educação e formação de profissionais. É este o objectivo central do projecto, como refere Nuno Santos, director do IPB (Instituto Profissional da Bairrada), natural de Anadia, com formação na área da engenharia electrotécnica e pedagógica.

Ovar: Autoridade Marítima cede Capitania à Câmara

A Câmara de Ovar negociou com a Autoridade Marítima Nacional a cedência à autarquia do edifício da Capitania, na praia do Furadouro. O objectivo é que o edifício, integrado no domínio público do Estado, seja utilizado para alojar os serviços de Protecção Civil e de Socorros a Náufragos, prestados pelos Bombeiros Voluntários de Ovar.

Ovar: BE quer tirar amianto de todas as escolas do concelho

“A comunidade escolar da Escola António D. Simões finalmente livra-se do amianto”, congratula-se o BE. O porta-voz do partido, José Carlos Lopes, recorda os “alertas” feitos desde 2008 para o “estado de degradação do amianto” neste estabelecimento de ensino, incluindo na Assembleia da República.

Estarreja: Deputado quer manter escolas abertas

António Cardoso, deputado do PS eleito pelo círculo de Aveiro, questionou o ministro da Educação, Nuno Crato, sobre a proposta de “encerramento iminente” de três escolas no concelho de Estarreja, lembrando que “todos os edifícios foram intervencionados nos últimos anos e reúnem boas condições físicas, bem como um número elevado de crianças inscritas”.

Páginas