Notícias

Vacinas contra a gripe disponíveis a partir de hoje em Portugal

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela DGS, os cerca de dois milhões de vacinas vão ser distribuídos pelas farmácias e pelas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Na mesma nota, a DGS informa que, para as pessoas com mais de 65 anos, a vacina é gratuita e estará disponível nos centros de saúde (um milhão), sem necessidade de receita médica ou guia de tratamento para ser administrada nem de pagamento de taxa moderadora.

Euromilhões: Jackpot para apostador fora de Portugal mas próximo concurso dá 100 milhões

Apesar de ter saído o primeiro prémio, o próximo sorteio do Euromilhões vai ter um ‘jackpot’ extra de 100 milhões de euros. Em Portugal foi registado um dos oito boletins com um segundo prémio, no valor unitário de 134.275,08 euros, e 12 dos 112 quartos prémios, que vão dar 1.598,51 euros a cada apostador.
Não foi registada a atribuição no país de qualquer dos seis terceiros prémios, no montante individual de 59.677,81 euros.
A combinação vencedora do concurso 78/2014 do Euromilhões ontem sorteada é composta pelos números 03 – 13 – 15 – 33 – 42 e pelas estrelas 05 e 07.

Concertos pela região celebram o Dia Mundial da Música

Já Hans Christian Andersen dizia que “onde as palavras falham, a música fala!” e a ela foi dedicado um dia especial. Hoje celebra-se, em todo o mundo, o Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. E para quê?

OMA abre novas instalações no Dia da Música

A Oficina de Música de Aveiro (OMA) entra hoje numa nova fase da sua vida, “um sonho que se torna real, num espaço adequado às funcionalidades de uma escola de música e com objectivos bem definidos, muito voltados para a comunidade envolvente”, defende Zétó Rodrigues ao Diário. E o “sonho” vai instalar-se junto ao Canal de São Roque, numa casa de 1959 (antigo Bar Urgências) que nas últimas semanas viveu um verdadeiro “reboliço”. A cor azul céu , típica das casas da beira-mar, foi a escolhida para o exterior, “em respeito pela tradição”, reforça.

A. Silva Matos constrói
nova fábrica de 8 milhões de euros em Taboeira

O grupo A. Silva Matos (ASM) iniciou, no mês passado, a construção de uma unidade industrial na Zona Industrial de Taboeira, em Aveiro. Trata-se de um investimento de 8 milhões de euros para a produção de “equipamentos diversos na área da metalomecânica pesada”, que irá criar 35 postos de trabalho directos e 20 indirectos, “sobretudo de mão-de-obra qualificada”, segundo apurou o Diário de Aveiro.

A nova obra, que ocupará cerca de 80 mil metros quadrados, deverá estar concluída no final do próximo mês de Janeiro ,“sendo previsível o início da laboração logo de seguida”

Reforma e Citius: “Não acredito em coincidências"

O presidente da Câmara de Aveiro, o social-democrata Ribau Esteves, disse que “houve “piolho” metido no sistema”, referindo-se à aplicação da reforma em simultâneo com os problemas na plataforma informática “Citius” que faz a gestão processual dos tribunais.

Câmara promete que IMI
não chegará ao máximo

A oposição socialista à maioria PSD-CDS na Assembleia Municipal disse que os munícipes terão “taxas e impostos no máximo”, como dis­se Nuno Marques Pereira, que considerou um “falhanço” a gestão financeira do Executivo presidido por Ribau Esteves, mas o líder qualificou este tipo de intervenções de “agitação men­tirosa”.

Rita Batista, do Bloco de Esquerda, referiu-se a um futuro com “aumento de impostos, da tarifa da água, privatizações e despedimentos” e uma “segunda onda de austeridade” por via da adesão ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

“Redes criminosas
complexas” no Rossio e antiga Lota

O Rossio e a antiga Lota de Aveiro são um canto do centro da cidade que à noite fica escuro, quando se intensificam actividades marginais como a prostituição e se mantém os arrumadores de carros, que integram “redes criminosas de grande complexidade”, segundo o presidente da Câmara, Ribau Esteves. O autarca respondia na abertura da sessão de Setembro da Assembleia Municipal que começou com a reunião da passada segunda-feira. Trata-se de “matéria pesada”, conforme avalia, e “quem tem de combater é a PSP”, concluiu.

Pedro Filipe Soares chega-se à frente e corre pela liderança

Pedro Filipe Soares, líder do Bloco de Esquerda (BE) no distrito de Aveiro, pode tornar-se na principal figura nacional do partido se triunfar a sua candidatura apresentada ontem em Lisboa.
O deputado eleito por Aveiro – é presidente da bancada parlamentar bloquista – deu ontem a conhecer a moção “Bloco Plural, factor de viragem!” com que se irá apresentar à IX Convenção do BE, que se realiza na capital nos dias 22 e 23 de Novembro.

Festival “Gesto Orelhudo”
arranca hoje em Águeda

Para o horário nobre, estão confirmados os espectáculos “Deixem o Pimba em Paz” (com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo), “The Best Of Leo Bas­si”, “Liberdade” (de Sérgio Godinho) e os britânicos “The Vocal Orchestra”.

Páginas