Notícias

Equipa aveirense marca presença na Liga dos Campeões

“O andebol é espectacular”. O lema acompanha a modalidade há largos anos. Quem a conhece por dentro concorda com cada sílaba. O-an-de-bol-é-es-pec-ta-cu-lar. E o que dizer da vertente de praia? Como? Andebol de praia, é isso? Sim. É isso mesmo (ver caixa). Uma vertente que chegou ao nosso país há 20 anos e que tem crescido de ano para ano. Não só em termos de praticantes, mas também de público que se rende à espectacularidade (uma repetição, sabemos) de uma modalidade que vive para isso mesmo: dar espectáculo (sim, outra vez).

Motofil Aeronáutica “voa”
em avião militar brasileiro

A aeronáutica define-se “pela sua vertente inovadora” e está “baseada numa importante exigência tecnológica”. Pedro Campos, director-geral da Motofil Aeronáutica, foi claro no que é preciso para singrar num mercado competitvo “e agressivo” como o da aeronáutica: inovar e apostar na tecnologia. Foi isso que fizeram e com isso conseguiram, em apenas dois anos e meio de actividade da empresa, importantes negócios.

Mergulhadores identificados
na apanha ilegal de amêijoa

Uma operação desencadeada pela Polícia Marítima de Aveiro culminou na identificação de vários mariscadores e apreensão de amêijoa, embarcações e equipamentos de mergulho.
As acções de fiscalização para impedir a apanha e comercialização ilegais de bivalves decorreu esta semana, na Ria de Aveiro, com maior incidência na Torreira (Murtosa).

Prisão para casal que montava
armadilhas para roubar

Um casal que atraía homens para encontros sexuais com o intuito de os roubar foi punido, ontem, em Aveiro, com penas de prisão efectiva.
Marisa Neto, que assistiu à leitura da decisão através de videoconferência, foi castigada com a condenação mais severa. O colectivo de juízes aplicou-lhe uma pena de cinco anos porque, quando praticou os crimes, estava a cumprir uma pena suspensa. O companheiro, Hugo Gomes, também consumidor de drogas e com passado criminal, ouviu o tribunal condená-lo a quatro anos de cadeia.

Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento

O diplomata confia que o documento vai também beneficiar os empresários portugueses, abrindo uma nova via para o crescimento económico do nosso país.
Falando na AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Robert Sherman lembrou que os efeitos do T-TIP vão muito para além dos resultados económicos, enunciando o passado histórico comum luso-americano para dizer que “Portugal tem estado sempre do lado dos EUA e é por isso que esta parceria é tão importante para nós”.

Vereador da Cultura em entrevista fala do futuro do Teatro Aveirense

Diário de Aveiro: É importante comemorar esta data?
Miguel Capão Filipe: A reabertura do Teatro Aveirense após as obras de requalificação que o adaptaram às necessidades contemporâneas, reforçando o seu compromisso para com a cultura, obviamente que é um marco na consolidação da nossa vida cultural. Um bom momento para recordarmos o lugar privilegiado de cultura e da sociabilidade de Aveiro, desde 1881.

50 anos ao serviço da educação em Ovar

A Escola Secundária Júlio Dinis, escola sede do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul (AEOS), celebrou o seu percurso de 50 anos ao serviço da educação em Ovar, sob o mote “Do Colégio Nossa Sra. da Esperança à actual Escola Secundária Júlio Dinis (ESJD)”. Nuno Gomes, presidente do AEOS, disse ao Diário de Aveiro que “foi um dia cheio de actividades que se iniciou às 10h com o içar da bandeira da Escola Secundária Júlio Dinis testemunhado por todos os alunos do Agrupamento, desde o Pré-Escolar ao 12º ano e terminou pela noite dentro”.

Confeitaria Peixinho a preferida dos viajantes

Entre 122 restaurantes e estabelecimentos gastronómicos de Aveiro, a Confeitaria Peixinho foi a melhor classificada pelos visitantes do site de viagens Tripadvisor. A confeitaria, que esta semana celebrou os 151 anos da atribuição da Licença de funcionamento (21 de Outubro de 1863), mereceu a preferência dos cibernautas, que deixaram no site rasgados elogios à simpatia do atendimento e à elevada qualidade dos produtos.

Teatro no Espaço Biscoito hoje à noite

É uma produção do projecto “Pierrot Comobina Arlequim”, com o apoio do Grupo Recreativo Cultural Telhadela e da Associação Recreativa Cultural Sobreiro e parte do texto original “O velho e a horta”, de Gil Vicente, entre outros textos vicentinos. “Mula, Mulheres e Mu­letas” é representado por quatro actrizes (Mariana Peralta, Fátima Silva, Cátia Videira e Cristiana Mourão) e assume-se como um teatro de animação que junta quatro carpideiras. A mais velha apaixona-se pela mais nova e junto a um hortelão procuram cheirinhos para a panela.

João Marta apresenta “Memórias
duma Clausura Voluntária”

João da Paixão Marta, de 68 anos, e natural do concelho de S. João da Pesqueira, apresentará, amanhã, pelas 16.30 horas, no Hotel Moliceiro (e na segunda-feira, no “Holmes Place”), a sua nova obra “Memórias duma Clausura Voluntária”.
De acordo com o autor, esta obra inspira-se nos oitos anos que passou no Seminário Maior de Lamego, pelo que, na primeira parte, o seu conteúdo é “quase autobiográfico”.

Páginas