Notícias

PJ deteve três suspeitos de crimes de roubo e extorsão

Em comunicado, a PJ refere que o casal detido, através da Directoria do Norte, concedia crédito a particulares que o procuravam para esse efeito, cabendo ao outro homem a tarefa de angariar clientes.
Os três arguidos “procediam também a cobranças, quando necessário de forma coerciva, mediante práticas de extorsão e roubos, com recurso a armas de fogo, em montantes que excedem os valores mutuados, nomeadamente apropriando-se de viaturas quando os particulares não conseguiam pagar esses mesmos créditos”.

Exportações caem 3,3% e importações diminuem 0,8% de Março a Maio

Já a taxa de cobertura recuou para 83,8%, revelou ainda o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Considerando apenas o mês de Maio de 2014, as exportações de bens diminuíram 3,6% e as importações de bens aumentaram 1,9% face ao mês homólogo (respectivamente -4,8% e -6,1% em Abril de 2014).
No período de Fevereiro a Abril de 2014 as exportações tinham caído 0,9% e as importações aumentado 0,1% em termos homólogos.

Alunos de Arouca
vencem “Prémio FAQtos”

Liliana Soares e Bruno Brandão, alunos da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Arouca (Aveiro), foram os grandes vencedores do “Prémio FAQtos – Geração RF”, com um trabalho sobre a influência das radiofrequências no neurocomportamento de larvas.
Esta dupla levou para casa um cheque de 1.500 euros, um diploma de participação e ofertas das entidades promotoras do projecto “FAQtos”.

ABIMOTA vence concurso
para acreditação
de laboratórios no Brasil

A Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins (ABIMOTA), anunciou, ontem, ser a vencedora do concurso público internacional para preparar a acreditação dos dois primeiros laboratórios federais de bicicletas no Brasil.
A ABIMOTA foi escolhida no âmbito de um concurso internacional lançado pelo projecto Econormas da Mercosul - Mercado Comum do Sul, do qual fazem parte Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (membros plenos) e Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru (membros associados).

GNR recupera motor
de embarcação furtado

Um condutor de um veículo que transportava uma embarcação com um motor furtado num reboque foi constituído arguido depois de ter sido interceptado pela GNR na tarde de terça-feira.
Após terem detectado o veículo a circular na via pública, em Pardilhó, pelas 18 horas, os militares do Destacamento de Ovar verificaram que o motor da embarcação tinha sido furtado em Fevereiro passado, na Zona Industrial de Estarreja.

SEF reforça vigilância
e detecta seis imigrantes ilegais

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem reforçado as acções operacionais no distrito de Aveiro, em especial nas zonas balneares e locais de maior concentração de estrangeiros.
Assim, nos últimos dias, o órgão de polícia criminal realizou diversas fiscalizações na orla costeira, bem como em interfaces de transportes e estabelecimentos referenciados por serem locais de circulação e emprego de estrangeiros, identificando mais de 70 indivíduos de outras nacionalidades, seis dos quais em situação ilegal.

Dono da loja “Cogumelo
Mágico” condenado

O senhor estava a fazer mal à saúde pública”, disse a presidente do colectivo de juízes do Tribunal de Aveiro durante o acórdão que condenou o dono da primeira “smartshop” em Portugal – a “Cogumelo Mágico”.
Carlos Marabuto, empresário de 50 anos, viu o tribunal condená-lo pelo crime de tráfico de droga a uma pena de prisão de um ano e nove meses, suspensa, por ter vendido produtos que continham substâncias proibidas por lei, designadamente, mescalina, DMT e bufotenina.

Duas meninas terão sido
abusadas pelo tio

Durante dois meses, duas crianças terão vivido um autêntico pesadelo na casa dos avós, onde iam passar os fins-de-semanas. Alegadamente, as vítimas foram molestadas sexualmente pelo irmão do pai, que também vivia na habitação, situada na Gafanha da Nazaré. O homem foi, agora, detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro.
Trata-se de um talhante, de 25 anos, que está fortemente indiciado de ter abusado das duas sobrinhas, uma com sete e outra com nove anos.

Cinema Dolce Vita projecta
premiados do AVANCA

A Filmógrafo, que está a fazer a selecção dos filmes que são apresentados no Cinema Dolce Vita, em Ovar, escolheu para os dias 18 a 30 vários filmes premiados nas últimas edições dos Encontros Internacionais de Cinema, TV, Vídeo e Multimédia, em Avanca, que acontecem todos os anos nesta freguesia de Estarreja, no final do mês de Julho. Esta selecção vai levar à sala de cinema filmes de autor, seleccionados por um júri composto por realizadores experientes e vanguardistas.

“Contemplações pelo
Caminho” na Biblioteca
Municipal de Ovar

A exposição de pintura “Contemplações pelo Caminho”, de Adelaide Oliveira, é inaugurada amanhã, na Biblioteca Municipal de Ovar, onde se vai manter até ao dia 30 de Agosto.
A artista vai apresentar uma série de trabalhos inspirados no seu percurso de vida, remetendo-nos em cada paragem, em cada personagem e em cada nuance de cores para além do que está expresso, num encontro entre a condição humana, a nossa ligação ao universo e a beleza das diferentes fases da nossa permanência na terra.

Páginas