Notícias

Cante alentejano: Património Imaterial da Humanidade três anos depois do fado

A 27 de Novembro de 2011, na Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, ouviram-se palmas na sala e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, colocou em alta voz uma gravação do fado Bailado “Estranha Forma de Vida”, por Amália Rodrigues, nome cimeiro desta canção.
A candidatura tinha sido apoiada pela edilidade lisboeta, através do Museu do Fado, e contou entre outros, com o empenho dos musicólogos Salwa Castelo-Branco e Rui Vieira Nery.

BES: Polícia Judiciária faz cerca de 60 buscas na zona da grande Lisboa

A mesma fonte adiantou que a operação decorre na zona da grande Lisboa, pressupõe cerca de 60 buscas domiciliárias e não domiciliária e envolve cerca de 200 inspectores da Polícia Judiciária (PJ).
O processo, que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), foi instaurado após uma participação do Banco de Portugal.

Parlamento Europeu rejeita moção de censura à ‘Comissão Juncker’

A moção - apresentada por eurodeputados eurocépticos e de direita - contou com apenas 101 votos a favor, 461 contra e 88 abstenções. Para ser aprovada, precisava de uma maioria de dois terços dos votos expressos, ou seja, 376 deputados.
Quando o escândalo 'LuxLeaks' rebentou, poucos dias depois de Juncker ter tomado posse como presidente da Comissão, o Grupo da Esquerda Unitária - que integra PCP e Bloco de Esquerda - lançou-se numa recolha de apoios com vista à moção de censura.

Arouca Geopark
em manual escolar

O Arouca Geopark integra os conteúdos do manual escolar de Português “Entre Palavras 8”, por iniciativa da editora “Sebenta”. Ao longo de seis páginas, os alunos tomarão contacto com “Um território a descobrir”.

Programa “Inclusão”
assinala Dia das Pessoas
com Deficiência

No dia 3 de Dezembro, vai realizar-se, no parque de estacionamento da EB 2,3 Fernando Pessoa, na Feira, uma acção de sensibilização para os direitos das pessoas com dificuldades em termos de mobilidade, intitulada “Ocupe o seu lugar”.
A realizar no âmbito do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, a iniciativa dirigir-se-á a utilizadores de cadeiras-de-rodas, que, das 8.15 às 9.15 horas, vão ocupar os lugares das viaturas no parque de estacionamento daquele estabelecimento de ensino.

“Couple Coffee” actuam
no Cineteatro Alba

O Espaço Café-Teatro do Cineteatro Alba apresenta, hoje, pelas 22 horas, mais um espectáculo “OuTonalidades”, desta vez com “Couple Coffee”, o duo formado pela cantora Luanda Cozetti e pelo baixista Norton Daiello.
Desde o primeiro álbum – “Puro”, lançado em 2005 –, os “Couple Coffee” mostraram que tinham algo especial a acrescentar ao universo da música brasileira produzida em Portugal.

Turismo Centro de Portugal
presente em feira de Milão

A Turismo Centro de Portugal (TCP) participa pela primeira vez na Feira Internacional de Artesanato de Milão, que decorre de 29 deste mês a 8 de Dezembro, no recinto da “Fiera Milano”, localizado em Rho, Milão.

Ribau Esteves critica
“ditadura dos preços”
da contratação pública

O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) criticou duramente a produção legislativa que é feita em Portugal, em particular a lei da contratação pública, que impôs “a ditadura dos preços” com uma herança pesada de custos. “Uma das leis que contribuiu mais em Portugal para destruir um sector da actividade económica foi a legislação da contratação pública, no que respeita as obras públicas”, afirmou o também presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves (PSD-CDS/PP) na conferência anual de Serviços Partilhados e Compras Públicas, em Lisboa.

Obras causam transtorno a doentes da Urgência

As obras de beneficiação do serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, que tiveram início na semana passada, estarão a provocar algum incómodo aos pacientes que se encontram internados na ala onde estão a decorrer as obras de beneficiação. Segundo o Diário de Aveiro apurou, na manhã de ontem foi derrubada uma parede daquele serviço, uma situação criticada por algumas pessoas que se encontravam no local.

Moita Flores assina autógrafos
na loja dos CTT da Avenida

A obra marca o regresso do autor à época em que Diogo Alves, o célebre galego que matava no Aqueduto das Águas Livres, era o grande protagonista do crime em Lisboa e cuja cabeça está conservada em formol no teatro anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Páginas