Notícias

Maior incêndio do ano foi o de Pessegueiro do Vouga

Aveiro é um dos distritos mais afectados no que concerne à área ardida desde o início deste ano e para isso contribuiu o grande incêndio de Pessegueiro do Vouga, indica o relatório do Instituto da Conservação da Natureza das Florestas (ICNF).
O documento, consultado pelo Diário de Aveiro, adianta que, entre 1 de Janeiro e 30 de Junho, registaram-se, na região, 439 incêndios que resultaram em 2.273 hectares de área ardida, entre povoamentos (2.123 hectares) e matos (150 hectares).

Bicicletas novas para vigiar
Glória, Vera Cruz e Esgueira

Na cerimónia, que decorreu na Praça Marquês de Pombal, o presidente da União das Freguesias, Fernando Marques, lembrou que as autarquias existem “para servir as populações e este momento prova que os responsáveis por elas conseguem quando têm vontade de se entender”. Aludindo à convergência de esforços com a freguesia vizinha de Esgueira, o autarca explicou que “foi possível atingir os objectivos em favor de quem mais precisa, através de um diálogo salutar”.

Workshop de fotografia para maiores de 7 anos

Numa iniciativa do Centro de Fotografia de Aveiro - Trilhos da Terra, vai realizar-se um workshop de fotografia para crianças, dos 7 aos 14 anos. Orientado por Bernardo Conde, responsável pelo espaço, o workshop vai decorrer no fim-de-semana de 11 e 12 e os inscritos apenas têm que levar consigo uma máquina digital de qualquer tipo. De acordo com o formador, a componente prática é superior à teórica, atendendo às idades envolvidas.

Coral da Vera Cruz celebra 46 anos com concerto

O mais antigo grupo coral de Aveiro, em actividade ininterrupta há 46 anos, está de parabéns. Hoje celebra mais um aniversário e não podia fazer de outra forma senão em concerto e com vários grupos. O espectáculo vai decorrer nos Claustros da Igreja da Misericórdia de Aveiro, a partir das 16 horas e a entrada é livre.

ADAV lança livro com 10 contos

A Associação de Defesa e Apoio da Vida celebra hoje o seu 15.º aniversário com o lançamento de um livro de dez contos. Escritos por nomes bem conhecidos, como Daniel Serrão, Nuno Higino, Gaspar Albino ou Maria Teresa Gonzalez, os contos foram todos ilustrados pelo pintor e ceramista Francisco Cunha, que explicou ao Diário de Aveiro ter lido atentamente cada texto e ter-se inspirado no momento mais positivo de cada um para a realização das ilustrações. Todas a preto e branco, garantiu que a luz foi muito trabalhada, quase capaz de iluminar o próprio texto.

Cicloturismo de Eixo quer chegar aos 1000 inscritos

Uma vez por ano, a cidade de Aveiro é “obrigada” a parar o trânsito para deixar passar os ciclistas. Não se trata da Volta a Portugal, mas sim do passeio cicloturístico de Eixo, que vive este ano a sua 21.ª edição. O evento está marcado para o dia 19: parte de Eixo, mais concretamente do Parque da Balsa, rumo ao Jardim do Rossio, fazendo depois este percurso de volta. Serão 25 quilómetros, apoiados pela GNR, PSP e Bombeiros Novos de Aveiro, que vão culminar com um almoço convívio e uma tarde animada.

Advogada refuta comunicado da APOMA

Na qualidade de mandatária judicial de cinco sociedades comerciais (Santos e Capão Lda, Riaparque – Padaria e Pastelaria, Lda, Moreira e Melo Panificação Lda, Martins, Romeu e Santos, Lda e Doces para Ti, Padaria e Pastelaria), a advogada Carla Cardoso Pereira refuta o comunicado da APOMA (Associação dos Produtores de Ovos Moles de Aveiro), onde esta associação se congratula com a conclusão de “um processo judicial contra si apresentado em Tribunal” e onde terá ficado determinado que as autoras desistem dos pedidos formulados e obrigam-se a não produzir nem comercializar ovos moles embalado

Câmara de Ílhavo altera
apoio aos universitários

A Câmara de Ílhavo aprovou a proposta de um novo regulamento municipal de bolsas de estudo do ensino superior.
Embora admitindo que a concretização deste tipo de apoios se tem revelado, nos últimos anos (mais precisamente desde o ano lectivo 1999/ 2000), “um importante instrumento de capacitação dos jovens", o executivo municipal reconhece que carece de algumas adaptações à actual realidade.

Três mil guarda-chuvas vão colorir AgitÁgueda

Começa hoje e prolonga-se até ao dia 26. É a 10.ª edição do AgitÁgueda, iniciativa de animação cultural da cidade de Águeda, que tem a sua actividade centrada no Largo 1.º de Maio, em plena zona riberinha, mas que se estende por toda a cidade.

Panteão Nacional recebe restos mortais do "pantera negra"

Edição de: 

Pouco mais de um ano após a sua morte os deputados de todos os grupos parlamentares aprovaram por unanimidade, a 20 de Fevereiro, o projecto de resolução a conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio, o primeiro desportista a merecê-las. A Assembleia da República salientou então “o símbolo nacional, o homem solidário, o futebolista e o desportista excepcional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo”.

Páginas