Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Campeões europeus recebidos em apoteose na capital


Redacção (texto)/Lusa (foto) Terça, 12 de Julho de 2016

A Selecção Nacional de Futebol, que se sagrou no passado domingo, pela primeira vez, campeã europeia (venceu por 1-0 a França na final), foi, ontem, recebida em euforia por milhares de pessoas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O avião Eusébio, que foi escoltado por dois aviões da For­ça Aérea Portuguesa desde a entrada em território português, aterrou em Lisboa às 12.40 horas, tendo passado por um improvisado “arco do triunfo”, formado por dois jactos de água com as duas cores principais da bandeira nacional.

Cristiano Ronaldo, capitão e figura maior da selecção, foi o primeiro a sair, seguido do seleccionador Fernando Santos, segurando ambos a taça de campeão da Europa. O troféu foi, depois, passando de mão em mão pelos restantes jogadores, à medida que saíam do avião e entravam nos autocarros que levou a comitiva nacional até ao Palácio de Belém, on­de foi homenageada pe­lo Presidente da República. Com os atletas alinhados num palanque, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “o dia de ho­je não é igual ao de ontem. Há uma diferença, a diferença foi o vosso exemplo... O exemplo do que é ganhar com coragem, determinação, capacidade de luta, humildade e espírito de equipa".

A equipa campeã europeia será condecorada com o grau de comendador da Ordem do Mérito, mas a cerimónia só acontecerá em data a designar. Desde que aterrou em Portu­gal, a selecção lusa não percorreu um metro que fosse em que não hou­vesse um “mar” de adeptos em delírio, que fizeram questão de saudar os campeões. Depois da loucura no Aeropor­to e durante o caminho até ao Palácio de Belém e depois pelas ruas da capital, milhares de pessoas juntaram-se na Alameda Dom Afon­so Henriques, em Lisboa.

 

 

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu