Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vendas pela internet caem e representam 17% do volume de negócios em 2020


Segunda, 22 de Novembro de 2021

As vendas de bens e serviços através da internet representaram 17% do total do volume de negócios em 2020, menos 2,8 pontos percentuais que em 2019, devido às reduções nos serviços de alojamento e de transporte, divulgou hoje o INE.
Segundo o inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas empresas, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “este resultado foi influenciado pelas reduções observadas nos serviços de alojamento e de transporte e pela redução de transacções entre empresas, reflectindo a contracção da actividade económica em consequência da pandemia”.
No contexto da pandemia de covid-19, em 2020, 21,3% das empresas iniciaram ou aumentaram os esforços para vender bens ou serviços através da Internet e 24,0% aumentaram o investimento nas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Segundo o INE, em 2021, 96,6% das empresas e 44,5% das pessoas ao serviço utilizam computador com ligação à internet para fins profissionais e 62% das empresas referem ter ‘website’ próprio ou do grupo económico a que pertencem (mais 0,5 pontos percentuais que em 2020).
A maioria dos ‘websites’ das empresas disponibiliza a descrição dos produtos, listas de preços e ligações ou referências a perfis de redes sociais da empresa (80,9% e 57,0% das empresas com website, respectivamente).
Em 2021, 59,4% das empresas utilizam meios de comunicação digital (social media) e a quase totalidade destas empresas utiliza as redes sociais (97,9%).
Cerca de 34,7% das empresas compram serviços de computação em nuvem (‘cloud’) para utilizar na internet (+5,7 pontos percentuais face a 2020), destacando-se a compra do serviço de correio electrónico e armazenamento de ficheiros (88,7% e 70,5%, respectivamente).
De acordo com o instituto estatístico, quase 25% das empresas utiliza dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da ‘internet das coisas’ (IoT), registando-se um aumento de 10,4 pontos percentuais face a 2020.
Perto de 20% das empresas recorre a tecnologias de Inteligência Artificial (IA), sendo as mais utilizadas as que analisam linguagem escrita, identificam objectos ou pessoas através de imagens e que automatizam diferentes fluxos de trabalho ou auxiliam na tomada de decisão.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu