Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Quando Castelo de Paiva “dava” energia ao Porto


Segunda, 22 de Novembro de 2021

“Era uma vida dolorosa, mas alegre!”. António Martins Monteiro, antigo barqueiro, abrilhantou a inauguração, realizada na tarde do passado sábado, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, da exposição “Rabão Carvoeiro - Um Barco Paivense”, que se se manterá patente até ao final do corrente mês.
A mostra retrata uma embarcação construída no concelho e um modo de vida ligado ao Couto Mineiro, em concreto às minas do carvão, que, durante décadas, foi transportado, pelo Douro, de terras paivenses até ao Porto.
A exposição é feita de fotografias acompanhadas por pequenos textos explicativos e interpretativos, que abordam As Viagens, O Transporte de Carvão de Germunde, em Pedorido, para a “Invicta”, e o Regresso, Os “Rabões da Esquadra Negra”, designação por que ficou conhecida essa frota paivense, A Construção de um Rabão Carvoeiro, O Barqueiro, um Glossário e Dados Estatísticos sobre as embarcações.
António Martins Monteiro, que tem 83 anos, e é de Rio Mau, localidade do concelho de Penafiel, vizinha de Castelo de Paiva, recordou o início da década de 60 do século passado, quando embarcou no Rabão para levar o carvão à capital do Norte.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu