Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ílhavo: Dia do Mar enche o museu com uma onda de eventos


Foto de: Ricardo Carvalhal Domingo, 21 de Novembro de 2021

Oficialmente, o Dia Nacional do Mar foi assinalado na passada terça-feira, mas a data foi comemorada ontem, em Ílha­vo, pelo Museu Marítimo, com seis momentos ao longo do dia, que começou à tarde com a oficina “Pelo mar de manhã”, dirigida às crianças e famílias, com acções ligadas às alterações climáticas e poluição marítima.
Seguiu-se um programa de comemorações, preparado pe­lo Museu Marítimo, que valoriza a mobilização da sociedade “para compreender o mar, promovendo a literacia oceânica”. Assunção Ramos, vereadora da Cultura do Executivo camarário, realçou essa importância pela ligação forte dos ilhavenses. “Um povo indubitavelmen­te ligado ao mar”, das pessoas enquanto estão no mar e de “quem cá fica” (em ter­ra), dis­se a autarca.
Por isso, as temáticas marítimas preencheram, naturalmente, o programa da sessão comemorativa, marcado também pela inauguração de uma exposição de fotografia documental intitulada “Atlântico”, da autoria de Hélder Luís, que abordou “o mar como espaço de exploração, de descoberta, de transformação pessoal e, também, como lugar para a interacção humana a bordo de um navio”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu