Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estarreja: Uma instalação que “só faz sentido com pessoas”


Domingo, 10 de Outubro de 2021

O “Círculo Azul” foi, ontem, inaugurado, no Parque Municipal de Antuã, em Estarreja. Da autoria de Diogo Aguiar, artista e arquitecto, que o concebeu com outros criativos do seu “Studio”, constitui uma homenagem à “Cadeira Portuguesa” e à centenária empresa Adico, que a fabricou, em Avanca, na década de 30 do século passado.
“Esta peça só faz sentido com pessoas”, vincou o autor, convidando os presentes a entrar e a subir às cadeiras. Salientou que, quando foi pedido à sua equipa um trabalho de homenagem, logo pensaram em fazer “algo mais”, enfatizando que a instalação dá a quem a visitar e dela fruir “a oportunidade de falar do passado”, mas também “de pensar no futuro”.
Lara Seixo Rodrigues, da Plataforma de Intervenção Artística “Mistaker Maker” e curadora da obra, assinalou que o “Círculo Azul” resultou também do esforço e da capacidade de “escutar o território”. Perspectivou que será “um lugar de novos diálogos e partilhas”.
O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, saudou o reforço do ESTAU, sublinhando que o roteiro de arte urbana de Estarreja “é dos mais relevantes a nível europeu”.
Acentuando a importância de destacar quer a “Cadeira Portuguesa”, quer os 100 anos de labor industrial “de grande qualidade” da firma de Avanca, o autarca considerou que esta instalação é, ainda, “um sinal” de que o concelho pretende continuar a crescer, em termos artísticos e industriais.
Miguel Carvalho, administrador da Adico, agradeceu o empenho da autarquia neste projecto, dando conta da boa sinergia operacional conseguida entre o “Studio” e a sua unidade, “para materializar o sonho”, e evocou as centenas de colaboradores que fizeram o trajecto centenário da fábrica.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu