Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sondagem dá vitória a Ribau Esteves mas há quase 40% de indecisos


Quinta, 23 de Setembro de 2021

Uma sondagem da Universidade de Aveiro/Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados (CIMAD) para o Diário de Aveiro revela que a “Aliança com Aveiro” lidera as intenções de voto, mas há quase 40% de indecisos e que “Não sabe/não responde”.


Ficha técnica

A presente sondagem foi realizada pela Universidade de Aveiro / CIMAD para o Diário de Aveiro, com o objectivo principal de determinar a intenção de voto dos eleitores residentes no Concelho de Aveiro, relativamente às opções partidárias / candidatos presentes nas eleições autárquicas do dia 26 de Setembro de 2021.
A sondagem foi realizada através de inquérito por questionário, com administração por telefone e registo simultâneo das respostas em formato CATI. A população é composta por eleitores residentes no concelho de Aveiro, com número de telefone fixo ou móvel atribuído.
O universo de eleitores foi identificado com base na BRDE disponibilizada pela ERC, com dados actualizados a 31 de Dezembro de 2020, cruzado com as variáveis de Género e Grupo Etário.
A selecção foi determinada por amostragem aleatória sistemática a partir dos endereços presentes nas listas telefónicas, retirando aqueles que não cumpriam as características típicas de um endereço residencial. Foi feita selecção por quotas, sendo as variáveis de controlo: Género e Grupo Etário.
Foram realizadas 937 chamadas, sendo que a taxa de resposta foi de 29,76%. Foram verificadas 50% das entrevistas realizadas, recorrendo ao método de controlo telefónico.
As entrevistas foram realizadas entre 10 e 20 de Setembro de 2021, por uma equipa composta por seis entrevistadores supervisionados por técnicos qualificados do CIMAD. O responsável pela recolha de dados, validação, limpeza, tratamento de dados e elaboração do presente relatório foi a Prof. Doutora Irina Saur-Amaral, directora técnica do CIMAD e membro da ESOMAR.
A amostra final é constituída por 300 indivíduos, correspondendo aos inquiridos com questionários validados e completos.
A margem de erro global do estudo é de 5,65% para um intervalo de confiança de 95%.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu