Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Oliveira de Azeméis: “Há Festa na Aldeia” ensina a “meter a mão na massa”


Domingo, 19 de Setembro de 2021

“Uma coisa é comer, outra é saber como se faz”. Sara Oliveira, de Madail, levou ontem os filhos – um menino e uma menina – à Oficina de Pão de Ul que se realizou no Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, em Ul, integrada numa programação que ensaiou o regresso do “Há Festa na Aldeia”, evento da ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria) que dinamiza as pequenas terras através de um programa que puxa pelo turismo local, promovendo e potenciando os saberes e as riquezas locais.
Sara Oliveira quis “proporcionar” às suas crianças “uma experiência diferente”, para que vissem de perto como se faz o pão que é “emblema” de Ul e uma das marcas fortes das Terras de La Salette. Para mais, um pão que lhes chega a casa “quase todos os dias”.
A “aula” esteve a cargo das padeiras locais Lurdes Resende, que é presidente da Associação de Produtores de Pão de Ul (APPUL), e Natalina Costa. Deram conta de que são resistentes numa arte “a acabar”, pois faltam jovens que lhes queiram seguir a labuta de amassar e cozer o pão pela madrugada adentro, com entregas a decorrerem, depois, durante toda a manhã.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu