Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Polícia alemã faz várias detenções no âmbito de possível ataque contra sinagoga


Quinta, 16 de Setembro de 2021

A polícia alemã efectuou hoje uma série de detenções na sequência de informações sobre um possível ataque contra uma sinagoga de Hagen, em plena celebração judaica do Yom Kippur, disseram fontes dos serviços de segurança.
Até ao momento não se conhece o número de pessoas detidas na cidade de Hagen, no estado da Renânia do Norte-Vestefália, no quadro da operação policial.
A intervenção da polícia ocorreu após as medidas de vigilância que foram adoptadas junto da sinagoga de Hagen desde quarta-feira, após investigações que indicavam a possibilidade de um ataque.
Devido às ameaças, as celebrações judaicas na sinagoga de Hagen foram anuladas.
De acordo com as publicações Der Spiegel e Bild, um cidadão sírio de 16 anos de idade faz parte do grupo de detidos, mas oficialmente a polícia ainda não forneceu detalhes.
Segundo a France-Presse, o alerta de possível "atentado" partiu dos serviços de informações "de um país estrangeiro".
O jovem sírio que foi detido terá anunciado o ataque num fórum de discussão na internet que se encontrava vigiado pelas autoridades.
A polícia da Renânia do Norte-Vestefália mobilizou na quarta-feira vários efectivos para a zona da sinagoga de Hagen sendo que hoje várias ruas perto do templo foram cortadas ao trânsito.
Há dois anos registou-se um ataque contra a sinagoga de Halle, centro da Alemanha, durante as festividades do Yom Kippur.
Na altura um extremista de direita entrou na sinagoga e disparou uma arma de fogo sobre as pessoas que se encontravam no local tendo depois matado duas pessoas na rua, quando se pôs em fuga.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu