Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Aveiro não quer videovigilância


Sexta, 10 de Setembro de 2021

A instalação de câmaras de videovigilância não faz parte dos planos da Câmara de Aveiro, sendo que, na área do Coman­do de Aveiro da PSP, são apenas duas as autarquias interessadas nestes sistemas aplicados em espaços públicos. Designadamente, na prevenção e combate à criminalidade nos meios urbanos. Nesse sentido, as autarquias de Espinho e S. João da Madeira já requereram ao Ministério da Administração Interna a instalação daqueles sistemas.
No caso de Aveiro, Ribau Esteves não pretende dar esse passo tendo em conta o seu efeito prático. É que, conforme disse ao Diário de Aveiro, em caso da prática de um crime registado pela videovigilância, as gravações “não servem de prova”, considerando o seu uso “uma questão psicológica”. Além disso, o autarca aponta pa­ra a fragilidade do sistema. “Estraga-se com uma “pedrada”, conforme disse ao Diário de Aveiro.
O assunto ganhou maior relevo em Aveiro, recentemente, com as inscrições feitas nas paredes da capela de S. Gonçalinho, na estátua em frente à porta principal e nas ruas adjacentes, registando algumas intervenções públicas que se referiam à necessidade de videovigilância em alguns pontos da cidade, devido ao que a­conteceu naquele ponto do Bairro da Beira Mar.
Há uma década, era outro o entendimento em Aveiro sobre o assunto por parte de um vereador da maioria PSD-CDS. Miguel Fernandes defendeu a instalação do sistema nos mercados, Av. Dr. Lourenço Peixinho, Praça do Peixe e Rossio, controlando a actividade dos arrumadores. O objectivo era “dissuadir o vandalismo e controlar o tráfego”, considerando ser um “sistema complementar” de segurança na cidade e de prevenção da criminalidade. O vereador dizia que o equipamento não seria dispendio­so, assumindo a Câmara a despesa com a aquisição do material. Contudo, o processo não chegou a avançar.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu