Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Parcerias e conhecimento para pôr travão nos acidentes de trabalho


Terça, 29 de Junho de 2021

As micro e as pequenas e médias empresas deveriam associar-se “para terem serviços partilhados de segurança e saúde no trabalho”. Esta é a opinião, e o apelo, de António Silva, delegado da Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho (ANDST) para o distrito de Aveiro, que exerce a sua função a partir de um gabinete em Santa Maria da Feira, dispondo também de um espaço na Junta de Freguesia de Sanguedo.
“É o calcanhar de Aquiles”, disse da falta de conhecimento e meios de intervenção nas entidades empregadoras. Plenamente consciente da realidade do tecido empresarial português, no que diz respeito à dimensão das suas unidades produtivas, sublinhou que, no que diz respeito a acidentes de trabalho e doenças profissionais, a prevenção seria o melhor remédio.

Gabinete instalado
em Santa Maria da Feira
A ANDST é uma instituição particular sem fins lucrativos, fundada em 1976, no Porto, por iniciativa de homens e mulheres vítimas de acidentes de trabalho ou de doença profissional. No dia 25 de Julho, comemorará 45 anos “ao serviço dos sinistrados”.
Com sede na cidade “invicta” e delegações em Coimbra e Lisboa, tem delegados em Aveiro, Braga, Évora, Leiria, Santarém, Setúbal e Madeira. Entre as missões que tem assinale-se o apoio jurídico, social e psicológico, assim como o apoio à reintegração familiar, social e profissional dos trabalhadores.
O gabinete em Santa Maria da Feira orienta os sinistrados, nomeadamente apontando-lhes os caminhos processuais e legais que têm de percorrer para fazer valer os seus direitos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu